Mostrar registro simples

dc.creatorCasarin, Jones Ueder
dc.date.accessioned2023-03-14T14:51:25Z
dc.date.available2023-03-14T14:51:25Z
dc.date.issued2023-01-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28185
dc.description.abstractThe present study deals with the mathematical content of geometric transformations, taking as a source of inspiration the fact that it is little explored, often due to gaps in the teacher's knowledge in relation to this topic. Therefore, the main objective is to investigate the importance of the content of geometric transformations within the development of students' geometric thinking, in order to identify practices that best meet the theoretical foundations related to the subject. In addition to bibliographical research, activities will also be applied and elaborated with digital technologies and works of art, to work with homothety and isometries, such as rotation, translation and reflection, in order to contemplate the skills required by the current National Common Curricular Base ( BNCC). The participants of the applications are 37 students from the 6th and 7th years of elementary school in a municipal public school in the interior of Rio Grande do Sul. It is concluded that from the application of the activities, objects proposed by the curricular guidelines were reached, in addition to obtaining extraordinary interaction of the students in the activities with the use of computational tools. It is hoped that this work can support fellow mathematics teachers and inspire them to continue creating activities and accept the theme as important for the development of student learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTransformaçõespor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectRotaçãopor
dc.subjectTranslaçãopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectTransformationseng
dc.subjectGeometryeng
dc.subjectRotationeng
dc.subjectTranslationeng
dc.subjectReflectioneng
dc.titleTransformações geométricas: ações e aplicações nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeGeometric transformations: actions and applications in the final years of elementary educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo trata do conteúdo matemático de transformações geométricas, trazendo como fonte de inspiração o fato de ser pouco explorado, muitas vezes devido às lacunas existentes no conhecimento do professor em relação a este tema. Diante disso, tem-se como principal objetivo investigar a importância do conteúdo de transformações geométricas dentro do desenvolvimento do pensamento geométrico dos estudantes, com a finalidade de identificar práticas que melhor atendam os fundamentos teóricos relacionados ao assunto. Além de pesquisas bibliográficas, também serão aplicadas e elaboradas atividades com tecnologias digitais e obras de arte, para trabalhar a homotetia e as isometrias, como a rotação, translação e a reflexão, de modo a contemplar as habilidades exigidas pela atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os participantes das aplicações são 37 alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal no interior do Rio Grande do Sul. Conclui-se que a partir da aplicação das atividades, objetos propostos pelas diretrizes curriculares foram atingidos, além de obter interação extraordinária dos alunos nas atividades com o uso de ferramentas computacionais. Espera-se, que o presente trabalho possa servir de apoio aos colegas professores de matemática e inspirá-los a seguir criando atividades e aceitar a temática como considerável para o desenvolvimento das aprendizagens dos estudantes.por
dc.contributor.advisor1Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7057570207918370por
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee2Meneghetti, Cinthya Maria Schneider
dc.contributor.referee3Magnago, Karine Faverzani
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7495913489925777por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International