Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMelo, Regina Maria
dc.creatorMatos, Vanussa Carvalho de
dc.date.accessioned2023-03-15T12:54:25Z
dc.date.available2023-03-15T12:54:25Z
dc.date.issued2005-06-01
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28206
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work focus on three matters very important in the life of a human being who is in development education, children education and literacy. Among those items, in this work, it is analysed the relationship between the two last ones. It is emphasized the importance of children education that focus on the quality, in which the child is able to learn when is playing, singing, creating, dramatizing, exchanging experiences and interacting with the world around. That is, it is important that the child could develop as a global human being. Therefore, it is not possible to deny to the child her contact with the literate world, since there are letters and numbers every where and since very early she gets in contact with that world, independently the family or school will. It is necessary to understand that there is no right moment for the literacy process starts, as well as it is not just a process of learning how to write and read; on the contrary, it is responsible for the awareness of a literate person who, besides dominating writing and reading, must be responsible for his/her actions and who should interact and construct a better world to live in. Hence, it is possible to verify that literacy is a process that starts even before the child to attend to school and it is not dependent on the development stage in which she is. Concerning children education, it is necessary to worry about how to deal with the acquisition of the learning and writing process, taking in consideration children’s time and curiosity. It is important does not force that process and to dedicate it the attention required, since it is extremely important to the child development as a bio-psico-socio-cultural human being.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectChildren educationeng
dc.titleAlfabetização e sua relação com a educação infantilpor
dc.title.alternativeLiteracy and its relationship with children educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoO trabalho enfatiza três assuntos de muita importância na vida de um ser humano em desenvolvimento: a educação, a educação infantil e a alfabetização. Dentro desses itens, faz-se uma relação entre a alfabetização e a educação infantil. Salienta-se da importância de uma educação infantil de qualidade, em que a criança aprende brincando, jogando, cantando, criando, dramatizando, trocando experiências, interagindo com o mundo que a cerca, ou seja, desenvolve-se como um ser global. Em meio a tudo isso, não se pode negar à criança o contato com o mundo letrado, pois existem letras e números em todo lugar, a todo momento e desde cedo ela já adquire um contato com esse mundo, independente da vontade da família ou da escola. É necessário compreender que a alfabetização não tem momento certo ou errado de acontecer e que não se resume ao simples ato de aprender a ler e escrever, mas sim à formação de uma consciência de que um ser alfabetizado além de dominar a escrita e a leitura, deve ter responsabilidade sobre seus atos na sociedade à qual pertence, interagindo e construindo um mundo melhor para se viver. Com tudo isso, percebe-se que a alfabetização é um processo que inicia mesmo antes de a criança entrar na escola e é independente da etapa do desenvolvimento em que ela se encontra. Já na educação infantil, deve haver uma preocupação em como trabalhar o processo de aquisição da leitura e da escrita, respeitando o tempo e a curiosidade das crianças, sem forçar ou deixar ao acaso esse processo que é de extrema importância para sua formação como um ser bio-psico-sócio-cultural.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto