dc.contributor.advisor | Melo, Regina Maria | |
dc.creator | Matos, Vanussa Carvalho de | |
dc.date.accessioned | 2023-03-15T12:54:25Z | |
dc.date.available | 2023-03-15T12:54:25Z | |
dc.date.issued | 2005-06-01 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28206 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work focus on three matters very important in the life of a human being who is in
development education, children education and literacy. Among those items, in this
work, it is analysed the relationship between the two last ones. It is emphasized the
importance of children education that focus on the quality, in which the child is able to
learn when is playing, singing, creating, dramatizing, exchanging experiences and
interacting with the world around. That is, it is important that the child could develop as
a global human being. Therefore, it is not possible to deny to the child her contact with
the literate world, since there are letters and numbers every where and since very early
she gets in contact with that world, independently the family or school will. It is
necessary to understand that there is no right moment for the literacy process starts, as
well as it is not just a process of learning how to write and read; on the contrary, it is
responsible for the awareness of a literate person who, besides dominating writing and
reading, must be responsible for his/her actions and who should interact and construct a
better world to live in. Hence, it is possible to verify that literacy is a process that starts
even before the child to attend to school and it is not dependent on the development
stage in which she is. Concerning children education, it is necessary to worry about how
to deal with the acquisition of the learning and writing process, taking in consideration
children’s time and curiosity. It is important does not force that process and to dedicate
it the attention required, since it is extremely important to the child development as a
bio-psico-socio-cultural human being. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Children education | eng |
dc.title | Alfabetização e sua relação com a educação infantil | por |
dc.title.alternative | Literacy and its relationship with children education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | O trabalho enfatiza três assuntos de muita importância na vida de um ser humano em
desenvolvimento: a educação, a educação infantil e a alfabetização. Dentro desses
itens, faz-se uma relação entre a alfabetização e a educação infantil. Salienta-se da
importância de uma educação infantil de qualidade, em que a criança aprende
brincando, jogando, cantando, criando, dramatizando, trocando experiências,
interagindo com o mundo que a cerca, ou seja, desenvolve-se como um ser global. Em
meio a tudo isso, não se pode negar à criança o contato com o mundo letrado, pois
existem letras e números em todo lugar, a todo momento e desde cedo ela já adquire
um contato com esse mundo, independente da vontade da família ou da escola. É
necessário compreender que a alfabetização não tem momento certo ou errado de
acontecer e que não se resume ao simples ato de aprender a ler e escrever, mas sim à
formação de uma consciência de que um ser alfabetizado além de dominar a escrita e a
leitura, deve ter responsabilidade sobre seus atos na sociedade à qual pertence,
interagindo e construindo um mundo melhor para se viver. Com tudo isso, percebe-se
que a alfabetização é um processo que inicia mesmo antes de a criança entrar na
escola e é independente da etapa do desenvolvimento em que ela se encontra. Já na
educação infantil, deve haver uma preocupação em como trabalhar o processo de
aquisição da leitura e da escrita, respeitando o tempo e a curiosidade das crianças, sem
forçar ou deixar ao acaso esse processo que é de extrema importância para sua
formação como um ser bio-psico-sócio-cultural. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |