dc.creator | BRIDI FILHO, César Augusto Nunes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-20T17:27:38Z | |
dc.date.available | 2023-03-20T17:27:38Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.identifier.citation | BRIDI FILHO, César Augusto Nunes. Psicologia da Educação I. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2017. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-8341-207-6 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28289 | |
dc.description | Material Didático da CTE - Curso de Licenciatura em Educação Especial. | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Psicologia Educacional | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | Psicologia Cognitiva | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | Psicologia da Educação I | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | No campo da Educação Especial, muitas áreas do conhecimento foram auxiliando a construir o aporte teórico que sustenta as ações e reflexões neste campo. Uma das áreas que sempre esteve presente foi a Psicologia. A Psicologia é uma ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico, além das relações no campo do social. Dentro do campo da Ciência, é necessário que alguns preceitos teóricos sejam seguidos e exaustivamente discutidos para que possam ser aceitos como um conhecimento válido e reconhecido socialmente. O campo da Psicologia busca descrever e entender sensações, emoções, formas de pensamento, percepções e comportamentos humanos. Muitas das investigações são realizadas por métodos de observação sistemática, delimitadas pelas condições necessárias para o enquadre do fenômeno e sua posterior descrição. Muitos métodos e procedimentos podem ser utilizados para processos investigativos, mas, em todos eles, a relação humana está presente. No campo da Psicologia, assim como em todos os campos da Ciência, a Ética e a postura profissional zelam pelo respeito ao ser humano e ao mundo onde ele vive. Nas interfaces com a Educação e mais especificamente com a Educação Especial, encontramos um universo de ações a serem investigadas, como forma de aproximação e ampliação das atuações profissionais de ambos os campos do conhecimento. A Psicologia da Educação I é o início de um processo de conhecimento que envolve a interface de duas grandes áreas: Educação e Psicologia. Essa primeira etapa do processo de conhecimento sobre as temáticas da psicologia e da educação e a forma como uma contribui com a outra será iniciada nesse material didático. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVA | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |