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dc.creatorALÓS, Anselmo Peres
dc.creatorCARGNELUTTI, Camila Marchesan
dc.date.accessioned2023-03-20T17:28:02Z
dc.date.available2023-03-20T17:28:02Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationALÓS, Anselmo Peres; CARGNELUTTI, Camila Marchesan. Literatura Infantojuvenil. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2021.por
dc.identifier.isbn978-65-88403-22-8por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28291
dc.descriptionMaterial Didático da CTE - Curso de Licenciatura em Letras - Portuguêspor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpor
dc.subjectLiteratura infantilpor
dc.subjectContos de fadaspor
dc.titleLiteratura Infantojuvenilpor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoA literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o trabalho em sala de aula. Se, parafraseando Paulo Freire, a tarefa do educador começa com o ensino da leitura de mundo, antes mesmo da leitura da palavra escrita, a literatura infantil (e, em especial, os contos de fadas) mostram-se como um rico material para explorar as potencialidades imaginativas e o gosto pela ficção entre crianças e jovens. Ao longo deste Caderno Didático, que é de interesse tanto para estudantes do curso de Pedagogia quanto para estudantes do curso de Letras, serão abordados particularmente os contos de fadas, bem como sua história e alguns aspectos psicanalíticos de sua interpretação, uma vez que se revelam fundamentais para a formação e a estruturação do imaginário infantil, bem como porta de entrada privilegiada ao mundo da leitura para o público infantil e infantojuvenil. Os dois principais objetivos a serem perseguidos são: a) discutir os modos de utilização do livro infantil em sala de aula, considerando as suas potencialidades pedagógicas; e b) caracterizar o lugar da literatura infantojuvenil na formação dos hábitos de leitura, vinculando os mesmos ao atendimento dos interesses cognitivos e estéticos do educando.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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