dc.creator | ALÓS, Anselmo Peres | |
dc.creator | CARGNELUTTI, Camila Marchesan | |
dc.date.accessioned | 2023-03-20T17:28:02Z | |
dc.date.available | 2023-03-20T17:28:02Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | ALÓS, Anselmo Peres; CARGNELUTTI, Camila Marchesan. Literatura Infantojuvenil. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2021. | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-88403-22-8 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28291 | |
dc.description | Material Didático da CTE - Curso de Licenciatura em Letras - Português | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | por |
dc.subject | Literatura infantil | por |
dc.subject | Contos de fadas | por |
dc.title | Literatura Infantojuvenil | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | A literatura infantil (e a infantojuvenil) é, para futuros professores e professoras (sejam do curso de Letras, sejam do curso de Pedagogia), um vasto, inesgotável e importante campo de estudos e fonte de material para o trabalho em sala de aula. Se, parafraseando Paulo Freire, a tarefa do educador começa com o ensino da leitura de mundo, antes mesmo da leitura da palavra escrita, a literatura infantil (e, em especial, os contos de fadas) mostram-se como um rico material para explorar as potencialidades imaginativas e o gosto pela ficção entre crianças e jovens. Ao longo deste Caderno Didático, que é de interesse tanto para estudantes do curso de Pedagogia quanto para estudantes do curso de Letras, serão abordados particularmente os contos de fadas, bem como sua história e alguns aspectos psicanalíticos de sua interpretação, uma vez que se revelam fundamentais para a formação e a estruturação do imaginário infantil, bem como porta de entrada privilegiada ao mundo da leitura para o público infantil e infantojuvenil. Os dois principais objetivos a serem perseguidos são: a) discutir os modos de utilização do livro infantil em sala de aula, considerando as suas potencialidades pedagógicas; e b) caracterizar o lugar da literatura infantojuvenil na formação dos hábitos de leitura, vinculando os mesmos ao atendimento dos interesses cognitivos e estéticos do educando. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |