Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Reinoldo
dc.creatorSousa, Regina Lúcia Oliveira de
dc.date.accessioned2014-06-03T15:01:20Z
dc.date.available2014-06-03T15:01:20Z
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/282
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, CE, 2010.por
dc.description.abstractThe work presents an analysis of how is being addressed and developed environmental education in a municipal public school at the housing complex President Tancredo Neves, in Fortaleza, Ceará. The survey sought to know, in the daily life of the school, the actions directed to environmental issues and how the professionals are dealing with this subject, focusing on a specific experience developed in the classroom with students of the seventh year. Understood that through environmental education is possible the drafting of a new educational model enabling a new form of relationship with nature, generating changes in mentality and enabling the construction of a new ethics has premised life and sustainability of the planet. In this perspective, sought to verify and analyze possible transformations that take place when working with environmental education in a municipal public school, considering their structural and political conditions of management. It was noted that, as in the vast majority of schools, environmental education is in the school's Pedagogical political project, but is not actually worked as an education project involving all segments of the unit. The study indicates that structural changes in school, as well as the formation of a democratic and participatory school management, are necessary for the compilation of a Pedagogical political project in which a whole school is involved in a project of environmental Sustainability, that being the starting point for a change to be extended to the entire community and expanding for the society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.titleEducação ambiental como fator de inclusão e modificador da consciência ecológica: a experiência de uma escola no Conjunto Habitacional Presidente Tancredo Neves, no município de Fortaleza - CEpor
dc.title.alternativeEnvironmental education as a factor of inclusion and modifier ecological awareness: the experience of a school at the housing Complex President Tancredo Neves, in municipality of Fortaleza - CEpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO trabalho apresenta uma análise de como vem sendo abordada e desenvolvida a Educação Ambiental numa escola municipal do Conjunto Habitacional Presidente Tancredo Neves, em Fortaleza, Ceará. A pesquisa buscou conhecer, no cotidiano da escola, as ações voltadas para as questões ambientais e como o conjunto de profissionais está lidando com essa temática, focando numa experiência específica desenvolvida em sala de aula com alunos de sétimo ano. Entende-se que através da Educação Ambiental é possível a elaboração de um novo modelo Educacional que permita uma nova forma de relação com a natureza, gerando mudanças de mentalidade e possibilitando a construção de uma nova ética em que se tenha como premissa a vida e a sustentabilidade do planeta. Nessa perspectiva, buscou-se verificar e analisar possíveis transformações que se processam ao se trabalhar com Educação Ambiental numa escola pública municipal, considerando suas condições estruturais e político-gestacionais. Verificou-se que, como na grande maioria das escolas, a Educação Ambiental consta no Projeto Político Pedagógico da Escola, mas não é efetivamente trabalhada como um projeto educacional que envolva todos os segmentos da unidade. O estudo indica que mudanças na estrutura escolar, bem como a formação de uma Gestão Escolar Democrática e Participativa, se fazem necessárias para a elaboração de um Projeto Político Pedagógico em que uma toda a Escola seja envolvida em um projeto ambiental de sustentabilidade, sendo esse o ponto de partida para uma mudança a ser ampliada para toda a comunidade e se expandindo para a sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples