dc.contributor.advisor | Romano, Leonardo Nabaes | |
dc.creator | Dal Forno, João Gabriel | |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T18:20:05Z | |
dc.date.available | 2023-03-23T18:20:05Z | |
dc.date.issued | 2023-02-01 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | DAL FORNO, J. G. Projeto conceitual de um veiculo aéreo não tripulado movido a células a combustível de hidrogênio. 2023. 92 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28355 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | With the increasing degree of pollution caused by the use of fossil fuels in aviation, fuel cell
powered propulsion systems represent one of the most promising technology for reducing
polluting gases emission resulting from combustion, such as carbon dioxide and carbon monoxide.
Small unmanned aerial vehicles are presented as promising means of applicating
fuel cell technology, due to their low autonomy and range, a consequence of the limitations
of current battery technology. In this work, the conceptual design of a small unmanned
aerial vehicle powered by fuel cell is carried out, based mainly on the consecrated works of
aircraft design text books as well as on the most recent scientific research on the subject of
fuel cells. The project specifications were defined based on already existing battery powered
UAVs. Finally, the possibility of improving the performance of small, battery-powered
unmanned aerial vehicles, through the implementation of fuel cell power is investigated. A
small UAV (4.9 kg) was then designed with a fixed wing configuration, conventional empennage
and an electric motor positioned on the nose of the aircraft. An increase in range and
decrease in autonomy was found for the projected UAV. The decrease in autonomy can be
explained by anunoptimized estimate of the required power of flight in the early stages of
design. Finally, it was possible to exemplify, in general lines, the conceptual design process
of a fuel cell powered aircraft. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Célula a Combustível | por |
dc.subject | Projeto Conceitual | por |
dc.subject | Veículo Aéreo Não Tripulado | por |
dc.subject | VANT | por |
dc.subject | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.subject | Projeto Aeronáutico | por |
dc.subject | Hidrogênio | por |
dc.subject | Fuel Cell | eng |
dc.subject | Conceptual Design | eng |
dc.subject | Unmanned aerial vehicle | eng |
dc.subject | UAV | eng |
dc.subject | Aerospace Engineering | eng |
dc.subject | Hydrogen | eng |
dc.title | Projeto conceitual de um veiculo aéreo não tripulado movido a células a combustível de hidrogênio | por |
dc.title.alternative | Conceptual design of an unmanned aerial vehicle powered by hydrogen fuel cells | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.description.resumo | Visto o grau crescente de poluição causada pelo uso de combustíveis fósseis no ramo
da aviação, sistemas de propulsão alimentados por células a combustível representam
uma das tecnologia mais promissoras para a redução da emissão de gases poluentes
decorrentes da combustão, como o dióxido e o monóxido de carbono. Veículos aéreos
não tripulados de pequeno porte apresentam-se como promissores meios de aplicação
da tecnologia das células a combustível, devido a sua atual baixa autonomia e alcance,
consequência das limitações das baterias atuais. Neste trabalho, é apresentado o projeto
conceitual de um veículo aéreo não tripulado de pequeno porte e movido a célula combustível,
baseando-se principalmente nas obras consagradas de projetos de aeronave e
nas pesquisas científicas mais recentes a respeito das células a combustível. As especificações
do projeto foram definidas com base em especificações de VANTs já existentes
alimentados por bateria. Buscou-se, por fim, averiguar a possibilidade de melhoria o desempenho
de veículos aéreos não tripulados de pequeno porte, movidos a bateria, através
da implementação de alimentação por célula combustível. Projetou-se então uma aeronave
de pequeno porte (4,9 kg) com configuração asa fixa, empenagem convencional e
motor elétrico posicionado no nariz da aeronave. Verificou-se um aumento no alcance e
diminuição na autonomia para o VANT projetado. A diminuição na autonomia pode ser explicada
por uma estimativa não otimizada da potência requerida de voo nas fases iniciais
de projeto. Por fim, foi possível exemplificar, em linhas gerais, como ocorre o processo de
projeto conceitual de uma aeronave movida a célula a combustível. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |