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dc.contributor.advisorRomano, Leonardo Nabaes
dc.creatorDal Forno, João Gabriel
dc.date.accessioned2023-03-23T18:20:05Z
dc.date.available2023-03-23T18:20:05Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationDAL FORNO, J. G. Projeto conceitual de um veiculo aéreo não tripulado movido a células a combustível de hidrogênio. 2023. 92 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28355
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023.por
dc.description.abstractWith the increasing degree of pollution caused by the use of fossil fuels in aviation, fuel cell powered propulsion systems represent one of the most promising technology for reducing polluting gases emission resulting from combustion, such as carbon dioxide and carbon monoxide. Small unmanned aerial vehicles are presented as promising means of applicating fuel cell technology, due to their low autonomy and range, a consequence of the limitations of current battery technology. In this work, the conceptual design of a small unmanned aerial vehicle powered by fuel cell is carried out, based mainly on the consecrated works of aircraft design text books as well as on the most recent scientific research on the subject of fuel cells. The project specifications were defined based on already existing battery powered UAVs. Finally, the possibility of improving the performance of small, battery-powered unmanned aerial vehicles, through the implementation of fuel cell power is investigated. A small UAV (4.9 kg) was then designed with a fixed wing configuration, conventional empennage and an electric motor positioned on the nose of the aircraft. An increase in range and decrease in autonomy was found for the projected UAV. The decrease in autonomy can be explained by anunoptimized estimate of the required power of flight in the early stages of design. Finally, it was possible to exemplify, in general lines, the conceptual design process of a fuel cell powered aircraft.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCélula a Combustívelpor
dc.subjectProjeto Conceitualpor
dc.subjectVeículo Aéreo Não Tripuladopor
dc.subjectVANTpor
dc.subjectEngenharia Aeroespacialpor
dc.subjectProjeto Aeronáuticopor
dc.subjectHidrogêniopor
dc.subjectFuel Celleng
dc.subjectConceptual Designeng
dc.subjectUnmanned aerial vehicleeng
dc.subjectUAVeng
dc.subjectAerospace Engineeringeng
dc.subjectHydrogeneng
dc.titleProjeto conceitual de um veiculo aéreo não tripulado movido a células a combustível de hidrogêniopor
dc.title.alternativeConceptual design of an unmanned aerial vehicle powered by hydrogen fuel cellseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumoVisto o grau crescente de poluição causada pelo uso de combustíveis fósseis no ramo da aviação, sistemas de propulsão alimentados por células a combustível representam uma das tecnologia mais promissoras para a redução da emissão de gases poluentes decorrentes da combustão, como o dióxido e o monóxido de carbono. Veículos aéreos não tripulados de pequeno porte apresentam-se como promissores meios de aplicação da tecnologia das células a combustível, devido a sua atual baixa autonomia e alcance, consequência das limitações das baterias atuais. Neste trabalho, é apresentado o projeto conceitual de um veículo aéreo não tripulado de pequeno porte e movido a célula combustível, baseando-se principalmente nas obras consagradas de projetos de aeronave e nas pesquisas científicas mais recentes a respeito das células a combustível. As especificações do projeto foram definidas com base em especificações de VANTs já existentes alimentados por bateria. Buscou-se, por fim, averiguar a possibilidade de melhoria o desempenho de veículos aéreos não tripulados de pequeno porte, movidos a bateria, através da implementação de alimentação por célula combustível. Projetou-se então uma aeronave de pequeno porte (4,9 kg) com configuração asa fixa, empenagem convencional e motor elétrico posicionado no nariz da aeronave. Verificou-se um aumento no alcance e diminuição na autonomia para o VANT projetado. A diminuição na autonomia pode ser explicada por uma estimativa não otimizada da potência requerida de voo nas fases iniciais de projeto. Por fim, foi possível exemplificar, em linhas gerais, como ocorre o processo de projeto conceitual de uma aeronave movida a célula a combustível.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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