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dc.contributor.advisorSiqueira, Aline Cardoso
dc.creatorRodrigues, Cristian Nunes
dc.date.accessioned2023-03-28T11:42:42Z
dc.date.available2023-03-28T11:42:42Z
dc.date.issued2023-01-23
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationRODRIGUES, C. N. Adoção na perspectiva dos educadores sociais: aspectos favoráveis, desfavoráveis e a dissolução. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28420
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe adoption’s dissolution is a painful process both for the parents and the adoptive children or adolescent. This study attempted to understand the social educators’ perspective about the adoption process and the factors that can support or bring disadvantages to the adoption process. Moreover, it also aims to comprehend some important aspects from the work of social educators. The present study is part of a larger research about the adoption process in which the data for this work were collected. It consists of a qualitative study. The data were collected from interviews with four social educators who have been working in this job for three to twenty years. The interviews were analyzed using Bardin’s Content Analysis. The results showed that, in social educator’s perspective, fragilities in aspects as the adoption preparation and/or follow-ups after the adoption process can disfavor the construction of a bond for the adoptive family as well as for the children. According to the educators, the adoption dissolution may occur when the child/adolescent is not open to create a new emotional bond and was not prepared for the adoption, when the adoptive family is not fully aware of the changes that come with a new child and when they are not willing to change routines or listen and accept the children’s early life before the adoption. Furthermore, specific aspects of these professional’s roles may also influence the process of emotional bonding between child and the family since the social educators are responsible for the children and adolescents during the period they stay in the host institution. These data provide a better understanding about the subject and it supports the creation of successful interventions that may improve the adoption process, reducing the chances of dissolution cases.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectdissoluçãopor
dc.subjectadoçãopor
dc.subjecteducadores socaispor
dc.subjectadoptioneng
dc.subjectdissolutioneng
dc.subjectsocial educatorseng
dc.titleAdoção na perspectiva dos educadores sociais: aspectos favoráveis, desfavoráveis e a dissoluçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoA dissolução da adoção é um processo doloroso tanto para os pais, quanto para a criança ou adolescente. Buscou-se com o presente estudo compreender a perspectiva dos educadores sociais sobre o processo de dissolução adoção, fatores que podem favorecer ou desfavorecer a adoção, bem como aspectos da atuação destes profissionais. O presente estudo é um recorte de uma pesquisa mais ampla sobre o processo de adoção. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual participaram quatro educadoras sociais, com tempo de atuação entre três e 20 anos. As entrevistas foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que, na visão dos educadores sociais, aspectos como a preparação para a adoção e/ou acompanhamento pós adoção, quando muito fragilizados, podem desfavorecer a vinculação na adoção tanto a nível da criança/adolescente quanto da família por adoção. Segundo os educadores, a dissolução da adoção pode ocorrer quando a criança/adolescente não está aberta aos novos vínculos, não foi preparada para adoção, quando a família adotiva não está plenamente ciente das mudanças que um filho impõe, não está disposta a alterar rotinas, e ainda escutar e acolher a história pregressa do filho. Além disso, aspectos específicos da atuação desses profissionais também podem colaborar com a vinculação na adoção, uma vez que são os educadores sociais os responsáveis pelas crianças e adolescentes durante o período de institucionalização. Esses dados possibilitam um entendimento mais completo acerca da temática, auxiliando que sejam articuladas intervenções que potencializem o processo de adoção, diminuindo assim a ocorrência de dissoluções.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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