dc.contributor.advisor | Klinke, Karina | |
dc.creator | Michelotti, Rosane | |
dc.date.accessioned | 2023-03-31T14:31:08Z | |
dc.date.available | 2023-03-31T14:31:08Z | |
dc.date.issued | 2005-08-22 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28515 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This monographic work presents the positioning politician of the two teachers
of Geography of the only state school of Average Education of the city of Restinga
Seca/RS. Using of the concept of space of the possible ones of Pierre Bourdieu, I
analyze the possibilities offered for the history of life, the public politics for Ensino
Médio and for the pertaining to school organization, so that a participation
management exists. In this study of case, I use myself of interviews with the
teachers, official documents of the school and the legislation. The comparison of
these data made possible to make some questionings of the situation of Ensino
Médio on the proposal of participation management and the continued formation of
teachers. The conclusion points that the commitment politician of the teachers of
Geography if gives in the scope of the neutrality, them they possess conscience of
that make and that leave to make, is not in constant search of perfectioning,
proportionate for the proper school through the courses of continued formation, also
is worried about the future of the pupils a time that considers them the main object of the education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professor de geografia | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Teachers of geography | eng |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Pertaining to school management | eng |
dc.title | Comprometimento político do professor de Geografia como membro da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Commitment politician of the Geography teacher as member of the pertaining to school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico apresenta o posicionamento político das duas
professoras de Geografia da única escola estadual de Ensino Médio do município de
Restinga Seca/RS. Utilizando o conceito de espaço dos possíveis de Pierre
Bourdieu, analiso as possibilidades oferecidas pela história de vida, pelas políticas
públicas para o Ensino Médio e pela organização escolar, para que exista uma
gestão participativa. Neste estudo de caso, utilizo-me de entrevistas com as
professoras, dos documentos oficiais da escola e da legislação. O cotejamento
destes dados possibilitou fazer vários questionamentos da situação do Ensino Médio
sobre a proposta de gestão participativa e a formação continuada de professores. A
conclusão aponta que o comprometimento político das professoras de Geografia se
dá no âmbito da não neutralidade, elas possuem consciência do que fazem e do que
deixam de fazer, estão em constante busca de aperfeiçoamento, proporcionado pela
própria escola através dos cursos de formação continuada, também se preocupam
com o futuro dos alunos uma vez que os consideram o principal objetivo da
educação. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |