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dc.contributor.advisorKlinke, Karina
dc.creatorMichelotti, Rosane
dc.date.accessioned2023-03-31T14:31:08Z
dc.date.available2023-03-31T14:31:08Z
dc.date.issued2005-08-22
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28515
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis monographic work presents the positioning politician of the two teachers of Geography of the only state school of Average Education of the city of Restinga Seca/RS. Using of the concept of space of the possible ones of Pierre Bourdieu, I analyze the possibilities offered for the history of life, the public politics for Ensino Médio and for the pertaining to school organization, so that a participation management exists. In this study of case, I use myself of interviews with the teachers, official documents of the school and the legislation. The comparison of these data made possible to make some questionings of the situation of Ensino Médio on the proposal of participation management and the continued formation of teachers. The conclusion points that the commitment politician of the teachers of Geography if gives in the scope of the neutrality, them they possess conscience of that make and that leave to make, is not in constant search of perfectioning, proportionate for the proper school through the courses of continued formation, also is worried about the future of the pupils a time that considers them the main object of the education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfessor de geografiapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectTeachers of geographyeng
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectPertaining to school managementeng
dc.titleComprometimento político do professor de Geografia como membro da gestão escolarpor
dc.title.alternativeCommitment politician of the Geography teacher as member of the pertaining to school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico apresenta o posicionamento político das duas professoras de Geografia da única escola estadual de Ensino Médio do município de Restinga Seca/RS. Utilizando o conceito de espaço dos possíveis de Pierre Bourdieu, analiso as possibilidades oferecidas pela história de vida, pelas políticas públicas para o Ensino Médio e pela organização escolar, para que exista uma gestão participativa. Neste estudo de caso, utilizo-me de entrevistas com as professoras, dos documentos oficiais da escola e da legislação. O cotejamento destes dados possibilitou fazer vários questionamentos da situação do Ensino Médio sobre a proposta de gestão participativa e a formação continuada de professores. A conclusão aponta que o comprometimento político das professoras de Geografia se dá no âmbito da não neutralidade, elas possuem consciência do que fazem e do que deixam de fazer, estão em constante busca de aperfeiçoamento, proporcionado pela própria escola através dos cursos de formação continuada, também se preocupam com o futuro dos alunos uma vez que os consideram o principal objetivo da educação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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