As mídias sociais como propulsoras da informação e da desinformação do cidadão
Visualizar/ Abrir
Data
2022-10-21Primeiro membro da banca
Lehnhart, Eliete dos Reis
Segundo membro da banca
Costa, Vívian Flores
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As mídias sociais ganharam notoriedade com o advento da WEB 2.0, no qual passam de um
meio informativo para se tornar um ambiente de troca, colaboração e criação de conteúdo,
entre indivíduos, organizações e comunidades. Com essa revolução tecnológica, diversos
setores perceberam a necessidade de mutação nos canais de informação e comunicação,
usando as mídias sociais também como veiculo oficial de notícias. O que favoreceu aos
usuários das redes expressarem suas ideias, sentimentos, observar e apontar injustiças. Neste
cenário, enquanto os indivíduos são bombardeados por informações oficiais e verídicas,
também recebe uma enxurrada de notícias falsas que circulam no ciberespaço, no qual
acabam causando sérios problemas de desordem social. Diante do exposto, o estudo teve
em vista analisar o comportamento (des) informacional dos usuários em mídias sociais
diante de sua participação democrática. Desse modo, na busca de alcançar o objetivo, como
meio metodológico é realizado uma Netnografia, pois possibilita a inserção do pesquisador
a campo virtualmente para acompanhar a comunidade, atrviaservações participantes. Para
isso, foram seguidas as seguintes etapas: planejamento do estudo, seleção e entrada (entrée)
em campo, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e resultados da pesquisa. Entre
os principais achados obtidos diante do mergulho Netnográfico, quando observada a
deliberação online da comunidade, foi constatado que as publicações no Grupo Novo Airão
Democrático que fazem manifestações sobre assuntos da comunidade local, como, por
exemplo, problemas que sugere a má administração pública (ou a falta dela), os membros
são recíprocos e respeitosos entre eles, embora isso seja algo bom, o índice de deliberação
é menor. Em relação às estratégias de comunicação política entre usuários e o poder público,
foram localizados dois tipos de estratégias — Push — os cidadãos são destinatário de
informação e Pull — como sensores do governo, exemplos claros visto nas Publicações de
Frederico Júnior, Prefeito de Novo Airão. Em relação ao perfil dos usuários que publicaram
ou compactuaram com as desinformações na comunidade, eles possuem similitudes em
relação aos seus interesses virtuais, como: possuem uma inclinação a polarização política e
fazem muitas menções a sua conduta religiosa. Já quando observado a origem das fontes de
desinformação, são perfis que possuem em torno de 4.900 amigos, beirando a quantidade
máxima aceita no Facebook, fazem menção a polarização político-partidária e com uma
capacidade elevada de disseminação de noticiais falsas, alcançando 244.000 mil
compartilhamentos nas redes. Ainda nos achados sobre fake news, a lacuna da disseminação
dos conteúdos falsos que circulam na comunidade se mostrou nos vídeos, devido,
buscadores de as checagens de informação estarem mais limitadas na sinalização das
falsificações. Por fim, este trabalho evidencia a necessidade criação e aplicação de politicas
públicas, tanto para o combate à desinformação, mas também para o investimento na
alfabetização digital dos cidadãos. Além da criação de ambiente de deliberação online para
tomada de decisões referente algumas demandas dos municipios.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: