Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPossa, Leandra Bôer
dc.creatorRodrigues, Rose Mari Peres
dc.date.accessioned2023-04-04T15:53:36Z
dc.date.available2023-04-04T15:53:36Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28553
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, EaD, RS, 2007.por
dc.description.abstractEste artículo aborda la contribución de lo lúdico, los juegos de los niños deficientes, y la importância de éstos como médios de interación que privilegian el processo de aprendizaje y de construción del conocimiento por parte del alumno/a. Para comprobar la importância de la actividade lúdica, este trabajo buscará mostrar la pesquisa de campo realizada em la Escuela Municipal de Enseñanza Fundamental Saldanha Marinho, donde se observo y preguntó a alumnos com deficiência y dificuldades de aprendizaje, sobre la importância de esta actividad em su vida y aprendizaje. También, ampliando la discución sobre el papel de lo lúdico em los procesos de enseñanza – aprendizaje, se presentan entrevistas a profesores que enuncian y registran la importância de esse elemento mediador em los procesos enseñanza – aprendizaje de esos alumnos. Se concluye diciendo que, dado que esta actividade es de fundamental importância como mediadora de los procesos de aprendizaje, deberá e se importante instrumento ser utilizado por el profesor para posibilitar la comprensión de lãs relaciones y expresiones de los niños. Además, la actividade lúdica es esencial para eldesarrollo del nino, pues posibilita la interacción conel mundo social y cultural, el que necesita descubrir y aprender. Por fin, se presenta esta actividade como mecanismo consolidado que debe ser considerado, parte de los agentes transformadores de la educación de los niños, si es bien utilizada y explorada.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCriançapor
dc.titleA contribuição do lúdico no processo de desenvolvimento da criança na escola inclusivapor
dc.title.alternativeLa contribución de lo lúdico em el proceso de desenvolvimiento del niño em la escuela inclusivaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo aborda a contribuição do lúdico na atividade de jogar e brincar da criança deficiente, e a importância dessas como meio de interação que privilegia o processo de aprendizagem e de construção do conhecimento por parte do aluno/a. Para comprovar a importância da atividade lúdica, este trabalho buscará apresentar a pesquisa de campo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho em que se observou e questionou alunos com deficiência e dificuldades de aprendizagem sobre a importância do lúdico em sua vida e em sua aprendizagem, Também, ampliando a discussão sobre o papel do lúdico nos processos de ensino e aprendizagem, apresenta-se as entrevistas realizadas com professores que puderam anunciar e registrar a importância desse elemento mediador para o processo de ensino e aprendizagem desses alunos/as. Conclui-se dizendo que a atividade lúdica (o jogo e o brincar) é de fundamental importância como mediadora de processos de aprendizagem, sendo esse importante instrumento a ser utilizado pelo professor para possibilitar a compreensão das relações e expressões das crianças jogam e brincam. Ao mesmo, a atividade lúdica é essencial para o desenvolvimento da criança, pois possibilita a interação com o mundo social e cultural, o qual precisa descobrir e aprender. Por fim, apresenta-se a atividade lúdica como mecanismo consolidado ao ser considerado parte dos agentes transformadores da educação de crianças, se bem utilizados e explorados.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial - EaD [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial- EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto