dc.contributor.advisor | Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.creator | Minato, Elaide Teresinha Hundertmarck | |
dc.date.accessioned | 2023-04-05T14:27:43Z | |
dc.date.available | 2023-04-05T14:27:43Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28566 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2007. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inteligência emocional | por |
dc.subject | Competência | por |
dc.subject | Realização profissional | por |
dc.subject | Serviço público | por |
dc.title | Inteligência emocional nas relações de trabalho: o caso de uma instituição de ensino superior | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Administração e Gestão Pública | por |
dc.description.resumo | Este artigo aborda aspectos relacionados às mudanças e transformações
enfrentadas pelas organizações no mundo do trabalho nas últimas décadas.
Atualmente, tem-se observado o crescimento das exigências por um trabalho
competente e o quanto as pessoas esforçam-se para atender tais expectativas,
o que potencializa a importância da competência emocional, e suas
decorrências para o relacionamento no ambiente de trabalho, ciente da grande
importância dada à Inteligência Emocional na realização de qualquer atividade
e, em especial, nas relações em uma instituição pública de ensino superior.
Buscou-se identificar a importância atribuída pelas pessoas à inteligência
emocional no trabalho no cotidiano dos Servidores Técnicos Administrativos da
Universidade Federal de Santa Maria. Participaram da pesquisa 23 servidores
matriculados no Curso de Capacitação em Relações de Trabalho e
Desenvolvimento Pessoal, realizado no período de setembro à dezembro de
2006, no Centro de Ciências da Saúde dessa Universidade. O instrumento de
pesquisa constituído de perguntas abertas e questionário estruturado indicou
que os entrevistados apresentam Inteligência Emocional desenvolvida e
conceituam: competência como realizar as tarefas da melhor maneira
possível, cumprir com os compromissos, ter responsabilidade e dedicação,
procurando mantê-los integrados no grupo; qualidade como trabalhar
eficientemente em um ambiente onde todos possam interagir e atender às
necessidades e expectativas das pessoas para as quais trabalham e
realização profissional como obter novos conhecimentos, ter o seu esforço
reconhecido, através da comunicação e atenção por parte de colegas e
superiores; fazer o que gosta, envolver as pessoas com motivação,
proporcionando novos desafios. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |