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dc.contributor.advisorMadruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama
dc.creatorMinato, Elaide Teresinha Hundertmarck
dc.date.accessioned2023-04-05T14:27:43Z
dc.date.available2023-04-05T14:27:43Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28566
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInteligência emocionalpor
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectRealização profissionalpor
dc.subjectServiço públicopor
dc.titleInteligência emocional nas relações de trabalho: o caso de uma instituição de ensino superiorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoEste artigo aborda aspectos relacionados às mudanças e transformações enfrentadas pelas organizações no mundo do trabalho nas últimas décadas. Atualmente, tem-se observado o crescimento das exigências por um trabalho competente e o quanto as pessoas esforçam-se para atender tais expectativas, o que potencializa a importância da competência emocional, e suas decorrências para o relacionamento no ambiente de trabalho, ciente da grande importância dada à Inteligência Emocional na realização de qualquer atividade e, em especial, nas relações em uma instituição pública de ensino superior. Buscou-se identificar a importância atribuída pelas pessoas à inteligência emocional no trabalho no cotidiano dos Servidores Técnicos Administrativos da Universidade Federal de Santa Maria. Participaram da pesquisa 23 servidores matriculados no Curso de Capacitação em Relações de Trabalho e Desenvolvimento Pessoal, realizado no período de setembro à dezembro de 2006, no Centro de Ciências da Saúde dessa Universidade. O instrumento de pesquisa constituído de perguntas abertas e questionário estruturado indicou que os entrevistados apresentam Inteligência Emocional desenvolvida e conceituam: competência como realizar as tarefas da melhor maneira possível, cumprir com os compromissos, ter responsabilidade e dedicação, procurando mantê-los integrados no grupo; qualidade como trabalhar eficientemente em um ambiente onde todos possam interagir e atender às necessidades e expectativas das pessoas para as quais trabalham e realização profissional como obter novos conhecimentos, ter o seu esforço reconhecido, através da comunicação e atenção por parte de colegas e superiores; fazer o que gosta, envolver as pessoas com motivação, proporcionando novos desafios.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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