dc.contributor.advisor | Costas, Fabiane Adela Tonetto | |
dc.creator | Morgenstern, Juliane Marschall | |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T15:11:46Z | |
dc.date.available | 2023-04-12T15:11:46Z | |
dc.date.issued | 2007-11-09 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28652 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The study, conducted in the Educational Management Specialization Course of
Universidade Federal de Santa Maria, intended to trouble a common school
curriculum as an including education place to deaf. The research was undertaken in
a common school from the state teaching web in Santa Maria municipality, where a
deaf girl is attended at the first grade from fundamental school. The investigation was
conducted from direct observation, from a query to the class’s teacher, from an
interview with the included student and with one classmate from her, to ultimately
know the actions and approximations of the curriculum effectuated in the school
regarding to inclusion practice. For such, I took the Curriculum Critical Theory, the
Deaf Studies and the Cultural Studies on Education as starting point to verify the
connections between identity and power in the common school curricular territory in a
try to trouble the actions and representations which involve the curriculum conflictive
field about the inclusive education to deaf. The present work does not wish to put
itself as the single and truly on referring to curricular studies and deafness. It does
not even intend great discoveries or revolutions. However, it presents itself as a
possibility amongst many reflections and analyses possibilities, neither better nor
closer from the true than the others. It is starting from the discontinuity and inversion
that I propose to verify the representations entangled in the investigated school
curricular discourse from the propositions that took visibility in the enunciation, which
constituted the empirical corpus of this research. This study brings the knowledge
that inclusion does not regard only to including practices, but to a knowledge web
that institutes itself from the power relations representing and positioning the
subjects, thus forging their identities. In this context, I do not wish to define a
favorable or contrary position to school inclusion, rather, I want to consider the viewpoints through the deaf subjects are looked in this process, which are implicated
in well or not successful situations, accordingly to the context specificity it occurs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Deaf education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | Problematizando o currículo da escola comum na produção das identidades surdas | por |
dc.title.alternative | Troubling common school curriculum in the deaf identity production | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo realizado no Curso de Especialização em Gestão Educacional da
Universidade Federal de Santa Maria procurou problematizar o currículo de uma
escola comum como espaço de educação inclusiva para surdos. A pesquisa
aconteceu em uma escola comum da rede estadual de ensino na cidade de Santa
Maria onde uma aluna surda é atendida na primeira série do ensino fundamental. A
investigação se deu a partir de observações, de um questionário realizado com a
professora da turma, de uma entrevista com a aluna incluída e com uma colega
desta a fim de conhecer as ações e aproximações do currículo efetivadas na escola
no que tange às práticas de inclusão. Para tanto me apropriei da Teoria Crítica do
Currículo, dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais em Educação para verificar
as conexões entre identidade e poder no território curricular da escola comum na
tentativa de problematizar as ações e representações que envolvem o campo
conflitivo do currículo na educação inclusiva de surdos. O presente trabalho não
deseja colocar-se como verdadeiro ou único ao referir-se aos estudos curriculares e
a surdez. Este também não pretende grandes descobertas ou revoluções.
Apresenta-se, no entanto, como uma possibilidade dentre outras tantas
possibilidades de reflexão e análise, não melhor nem mais próxima da verdade do
que outras. É a partir da descontinuidade e da inversão que proponho verificar as
representações que se enredam no discurso curricular da escola investigada a partir
das proposições que tomaram visibilidade nas enunciações que constituíram o
corpus empírico desta pesquisa. Este estudo traz o entendimento de que a inclusão
não diz respeito apenas a práticas inclusivas, mas a uma rede de saberes que se
instituem a partir de relações de poder que representam e posicionam os sujeitos,
forjando assim suas identidades. Sendo assim não pretende definir uma posição
favorável ou contrária à inclusão escolar, mas busca considerar as perspectivas
pelas quais se olha os sujeitos surdos nesse processo, as quais implicam em
situações bem ou não muito bem sucedidas, de acordo com a especificidade do
contexto no qual ocorre. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |