Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCostas, Fabiane Adela Tonetto
dc.creatorMorgenstern, Juliane Marschall
dc.date.accessioned2023-04-12T15:11:46Z
dc.date.available2023-04-12T15:11:46Z
dc.date.issued2007-11-09
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28652
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe study, conducted in the Educational Management Specialization Course of Universidade Federal de Santa Maria, intended to trouble a common school curriculum as an including education place to deaf. The research was undertaken in a common school from the state teaching web in Santa Maria municipality, where a deaf girl is attended at the first grade from fundamental school. The investigation was conducted from direct observation, from a query to the class’s teacher, from an interview with the included student and with one classmate from her, to ultimately know the actions and approximations of the curriculum effectuated in the school regarding to inclusion practice. For such, I took the Curriculum Critical Theory, the Deaf Studies and the Cultural Studies on Education as starting point to verify the connections between identity and power in the common school curricular territory in a try to trouble the actions and representations which involve the curriculum conflictive field about the inclusive education to deaf. The present work does not wish to put itself as the single and truly on referring to curricular studies and deafness. It does not even intend great discoveries or revolutions. However, it presents itself as a possibility amongst many reflections and analyses possibilities, neither better nor closer from the true than the others. It is starting from the discontinuity and inversion that I propose to verify the representations entangled in the investigated school curricular discourse from the propositions that took visibility in the enunciation, which constituted the empirical corpus of this research. This study brings the knowledge that inclusion does not regard only to including practices, but to a knowledge web that institutes itself from the power relations representing and positioning the subjects, thus forging their identities. In this context, I do not wish to define a favorable or contrary position to school inclusion, rather, I want to consider the viewpoints through the deaf subjects are looked in this process, which are implicated in well or not successful situations, accordingly to the context specificity it occurs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectDeaf educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleProblematizando o currículo da escola comum na produção das identidades surdaspor
dc.title.alternativeTroubling common school curriculum in the deaf identity productioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo realizado no Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria procurou problematizar o currículo de uma escola comum como espaço de educação inclusiva para surdos. A pesquisa aconteceu em uma escola comum da rede estadual de ensino na cidade de Santa Maria onde uma aluna surda é atendida na primeira série do ensino fundamental. A investigação se deu a partir de observações, de um questionário realizado com a professora da turma, de uma entrevista com a aluna incluída e com uma colega desta a fim de conhecer as ações e aproximações do currículo efetivadas na escola no que tange às práticas de inclusão. Para tanto me apropriei da Teoria Crítica do Currículo, dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais em Educação para verificar as conexões entre identidade e poder no território curricular da escola comum na tentativa de problematizar as ações e representações que envolvem o campo conflitivo do currículo na educação inclusiva de surdos. O presente trabalho não deseja colocar-se como verdadeiro ou único ao referir-se aos estudos curriculares e a surdez. Este também não pretende grandes descobertas ou revoluções. Apresenta-se, no entanto, como uma possibilidade dentre outras tantas possibilidades de reflexão e análise, não melhor nem mais próxima da verdade do que outras. É a partir da descontinuidade e da inversão que proponho verificar as representações que se enredam no discurso curricular da escola investigada a partir das proposições que tomaram visibilidade nas enunciações que constituíram o corpus empírico desta pesquisa. Este estudo traz o entendimento de que a inclusão não diz respeito apenas a práticas inclusivas, mas a uma rede de saberes que se instituem a partir de relações de poder que representam e posicionam os sujeitos, forjando assim suas identidades. Sendo assim não pretende definir uma posição favorável ou contrária à inclusão escolar, mas busca considerar as perspectivas pelas quais se olha os sujeitos surdos nesse processo, as quais implicam em situações bem ou não muito bem sucedidas, de acordo com a especificidade do contexto no qual ocorre.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto