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dc.creatorAnhanha, Brenda Rossi
dc.date.accessioned2023-04-12T18:00:25Z
dc.date.available2023-04-12T18:00:25Z
dc.date.issued2023-01-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28659
dc.description.abstractThe phenomenology of illness differs from the biostatistical theory of Christopher Boorse and the holistic theory of Lennart Nordenfelt: 1) The biostatistical theory takes into account the biological aspects of disease, in other words, it considers the nature of the body as essential to health, and assigns to biology the role of determining if a body - a biological organism - is healthy or not; 2) The holistic theory, in turn, does not focus on the biological organism, but on the individual that acts in a social world: the well-being of people does not depend solely on their biological status, but also on their choices; 3) On the other hand, the phenomenology of illness falls within the group of the theories of health and has as its objective characterizing health and illness. And although it does not rely mainly on biology, the phenomenological account understands embodiment as a key concept, especially in the case of illness. Therefore, the phenomenology of illness starts off from the first person perspective and aims to characterize the structural components of the experience of illness by framing it as a disturbance of the lived body. In some interpretations, the concept of uncanniness (Unheimlichkeit) of Martin Heidegger is incorporated into the analysis of the experience of illness, as is the case of Fredrik Svenaeus and Andrew Warsop, among others. Katherine Withy, in turn, characterized the problem of uncanniness, although she does not address illness. In this direction, the present dissertation has the goal of analyzing the aspects of illness, as well as the link between the experience of illness and the concept of uncanniness in the work of Martin Heidegger. The dissertation is divided in four articles: 1) Phenomenology of Illness: A Brief Reconstruction; 2) The Importance of Existential Feelings to the Experience of Illness; 3) The Experience of the Body in Illness; 4) The Uncanniness According to Katherine Withy and its Link to the Experience of Illness.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFilosofia da medicinapor
dc.subjectFenomenologia da enfermidadepor
dc.subjectMartin Heideggerpor
dc.subjectIllnesseng
dc.subjectAngsteng
dc.subjectUncanninesseng
dc.titleO estranhamento na experiência da enfermidadepor
dc.title.alternativeUncanniness in the experience of illnesseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA fenomenologia da enfermidade se difere da teoria bioestatística de Christopher Boorse e da teoria holística de Lennart Nordenfelt: 1) A teoria bioestatística leva em consideração os aspectos biológicos da doença, ou seja, considera a natureza do corpo como essencial para a saúde, assim como dá à biologia a função de determinar se um corpo – organismo biológico – é saudável ou não; 2) A teoria holística, por sua vez, não foca no organismo biológico, mas no indivíduo que age em um mundo social: o bem-estar das pessoas não depende apenas de sua biologia, mas também de suas escolhas; 3) Já a abordagem fenomenológica integra o grupo das teorias da saúde e tem por objetivo caracterizar a saúde e a enfermidade. E embora não considere de todo a biologia, a abordagem fenomenológica compreende a corporeidade como um conceito-chave especialmente no caso da enfermidade. Portanto, a fenomenologia da enfermidade parte da perspectiva em primeira pessoa e tem como objetivo caracterizar os componentes estruturais da experiência da enfermidade ao compreender esta como a perturbação do corpo vivido. Em algumas interpretações, o conceito de estranhamento (Unheimlichkeit) de Martin Heidegger é incorporado à análise da experiência da enfermidade, como é o caso de Fredrik Svenaeus e Andrew Warsop, entre outros. Katherine Withy, por sua vez, caracterizou a questão do estranhamento, embora não aborde a questão da enfermidade. Nesta direção, a presente dissertação tem como objetivo analisar os aspectos da enfermidade, bem como o vínculo entre a experiência da enfermidade e o conceito de estranhamento (Unheimlichkeit) na obra de Martin Heidegger. A dissertação é dividida em quatro artigos: 1) Fenomenologia da Enfermidade: Uma Breve Reconstrução; 2) A Importância dos Sentimentos Existenciais para a Experiência da Enfermidade; 3) A Experiência do Corpo na Enfermidade; 4) O Estranhamento Segundo Katherine Withy e a sua Vinculação à Experiência da Enfermidade.por
dc.contributor.advisor1Reis, Róbson Ramos dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0127419824935492por
dc.contributor.referee1Lopes, Marcelo Vieira
dc.contributor.referee2Santos, Eder Soares
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601384000839349por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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