dc.contributor.advisor | Andrade, Carmen Maria | |
dc.creator | Maldaner, Viviane | |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T13:26:04Z | |
dc.date.available | 2023-04-14T13:26:04Z | |
dc.date.issued | 2004 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28693 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | The present article treats about the educators performance as manager of the
knowledge in the school and enterprise organizations, identifying his role and the changes
noticed starting from his professional action. It begins making a historical retrospective
abbreviation of the education in Brazil, noticing the influences of the capitalist economical
model, as well as, the new demands that this same model imposes to the companies, to the
school and the education. After, it follows a bibliographical revision related to the
administration of the knowledge, formation and managers performance in the schools,
organizations that learn, education in the company, placing the educators performance as
manager of the knowledge in the schools and companies. This way, the it is verified that is
necessary and urgent to invest in the administration of the knowledge and in the people, in
the case, the educator can assume the function of managers in your work atmosphere. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pedagogo | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Conhecimento | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Empresa | por |
dc.subject | Pedagogue | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Knowledge | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Company | eng |
dc.title | O pedagogo como gestor do conhecimento nas organizações escolares e empresariais | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | O presente artigo trata sobre a atuação do pedagogo como gestor do
conhecimento nas organizações escolares e empresariais, identificando seu papel e as
mudanças percebidas a partir de sua ação profissional. Inicia-se fazendo uma breve
retrospectiva histórica da educação no Brasil, percebendo as influências do modelo
econômico capitalista, bem como, as novas exigências que este mesmo modelo impõe às
empresas, à escola e à educação como um todo. Após, segue uma revisão bibliográfica
relacionada à gestão do conhecimento, formação e atuação de gestores nas escolas,
organizações que aprendem, educação na empresa, situando a atuação do pedagogo como
gestor do conhecimento nas escolas e nas empresas. Desta forma, verifica-se o quanto é
necessário e urgente investir na gestão do conhecimento e nas pessoas, no caso, o
pedagogo, que possam assumir sua função de gestores em seu ambiente de trabalho. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |