Articulações ente a autoeficácia e a aprendizagem autodirigida na formação inicial docente em ciências
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Data
2023-01-26Primeiro membro da banca
Patias , Naiana Dapieve
Segundo membro da banca
Ilha , Phillip Vilanova
Terceiro membro da banca
Wartha , Edson Jose
Quarto membro da banca
Santos, Antonio Vanderlei dos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A formação inicial do professor de Ciências é uma etapa central para promoção de
habilidades relevantes para a sequência da carreira, entre estas capacidades está a
tomada de consciência sobre sua aprendizagem e a confiança sobre a sua
competência, logo é relevante pensar a Aprendizagem Autodirigida – perspectiva
colaborativa em que o aprendiz se responsabiliza por atribuir significado ao novo
aprendizado - e a Autoeficácia – a crença sobre sua capacidade em realizar alguma
ação - no âmbito da formação do professor de Ciências. O problema de pesquisa foi
como potencializar as articulações entre a Autoeficácia Docente e a Aprendizagem
Autodirigida no âmbito da formação inicial docente em Ciências? Quanto aos
métodos, se apropria da abordagem dos métodos mistos, lançando mão de testes
estatísticos não paramétricos para o trabalho com os dados quantitativos e a Análise
de Conteúdo para o trabalho com os dados qualitativos. Sendo operacionalizada,
tendo em vista o objetivo geral que é reconhecer como os conceitos da Autoeficácia
e da Aprendizagem Autodirigida se articulam no âmbito da formação inicial docente
em Ciências. A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição formadora de
professores situada no interior do estado do Rio Grande do Sul com acadêmicos dos
cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Licenciatura em Química. Sendo
implementada por meio de estudos voltados tanto para verificar o impacto do período
do Ensino Remoto Emergencial sobre o desenvolvimento de ambos os conceitos no
âmbito dos Estágios Curriculares Supervisionados em meio à formação inicial docente
em Ciências, como a construção e a implementação de uma proposta fundamentada
na Aprendizagem Baseada em Problemas voltada ao desenvolvimento da
Autoeficácia e da Aprendizagem Autodirigida e por fim, foi conduzido um levantamento
com os licenciandos dos cursos visando a compreensão do desenvolvimento da
Autoeficácia e da Aprendizagem Autodirigida em função dos períodos do curso, da
realização de estágios e outros aspectos contextuais. Foram constatadas a existência
de articulações entre algumas das dimensões constituintes da Autoeficácia e da
Aprendizagem Autodirigida, como as experiências diretas e as experiências de
automonitoramento, além da persuasão verbal e a motivação. O levantamento
permitiu compreender o desenvolvimento dos conceitos em função dos períodos de
curso, demonstrando a evolução em função de cada dimensão para cada constructo.
Entre as estratégias capazes de potencializar as articulações da Autoeficácia Docente
e a Aprendizagem Autodirigida, destacam-se as propostas que fomentem a interação
entre licenciandos de diferentes períodos de curso, fortalecimento de eventos
acadêmicos institucionais e oportunidades de vivência de experiências de domínio.
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