Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBalieiro, Fernando de Figueiredo
dc.creatorSouza, Daltro Augusto Campanher de
dc.date.accessioned2023-04-24T11:42:10Z
dc.date.available2023-04-24T11:42:10Z
dc.date.issued2023-02-10
dc.date.submitted2023-02-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28781
dc.descriptionTrabalho de conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2023.por
dc.description.abstractThis research analyzes news related to homeschooling in two brazilian digital journalistic media: the newspapers Gazeta do Povo and Jornal da Cidade Online. The aim is to analyze news framing of the referred newspapers, starting from questions of the Digital Sociology field that are relevant to the transformations promoted by modernity and by the New Technologies of Information and Communication. Linked to the thematic project “Moral panic and the public sphere in the digital age: an analysis of the mobilization of the ghost of 'gender ideology' in Brazil between 2011 and 2018”, we start from the assumption that the publications take place in a context of technological and media changes, with the impact on the reconfiguration in the field of journalism. In other words, we analyze the emergence of the controversy surrounding homeschooling, placing it in a public sphere marked by platformization – a process analyzed by the bibliography in the field of Digital Sociology – and in a context in which a moral panic related to educational agendas was fostered, specifically those referring to gender topics. The research began with a bibliographic survey and review concerning the theme. It was noticed, in fact, a significant increase in publications in the period between 2020 and 2021, compared to previous years, although the most recent Bill aimed at regulating the learning modality in Brazil, now archived, dates from 2015. Unlike the consulted literature, this research aims, above all, to contribute to the discussion based on the analysis of news coverage and its scope in the technical-mediated public sphere, relating political aspects and the context of newspaper conformation with technological and media changes ongoing, especially from the platforming phenomena and the contemporary aggregation-disaggregation (or bundling-unbundling) continuum. In view of the objectives and theoretical framework that constitute the project, the bibliography to be used is predominantly from Digital Sociology.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectHomeschoolingpor
dc.subjectEnquadramento noticiosopor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectHomeschoolingeng
dc.subjectNews framingeng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.titleO homeschooling em veículos jornalísticos digitais: uma análise comparativa entre o Gazeta do Povo e o Jornal da Cidade Onlinepor
dc.title.alternativeHomeschooling in online news outlets: a comparative analysis between Gazeta do Povo and Jornad da Cidade Onlineeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objeto de análise notícias relativas à pauta do homeschooling (ensino domiciliar) em duas mídias jornalísticas digitais: os jornais Gazeta do Povo e Jornal da Cidade Online. Visa-se analisar enquadramentos noticiosos dos referidos jornais, partindo de questões da sociologia digital candentes às transformações promovidas a partir das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Vinculado ao projeto temático “Pânico moral e esfera pública na era digital: uma análise da mobilização do fantasma da ‘ideologia de gênero’ no Brasil entre 2011 e 2018”, partimos do pressuposto de que as publicações se dão em um contexto de modificações tecnológicas e midiáticas, com o impacto na reconfiguração no campo do jornalismo. Em outros termos, analisamos a emergência da polêmica em torno do ensino domiciliar situando-a em uma esfera pública marcada pela plataformização – processo analisado pela bibliografia do campo da Sociologia Digital – e em um contexto em que se fomentava um pânico moral relativo a pautas educacionais, especificamente as referidas a questões de gênero. A pesquisa iniciou com um levantamento e revisão bibliográficos concernentes ao tema. Percebeu-se, de fato, um expressivo aumento nas publicações a respeito no período dos anos 2020 e 2021, comparado aos anos anteriores, embora o mais recente Projeto de Lei visando regulamentar a modalidade no Brasil, hoje arquivado, date de 2015. À diferença da literatura consultada, esta pesquisa visa, sobretudo, contribuir com a discussão a partir da análise da cobertura noticiosa e sua abrangência na esfera pública técnico-midiatizada, relacionando aspectos políticos e contexto de conformação dos jornais com as mudanças tecnológicas e midiáticas em curso, especialmente a partir dos fenômenos da plataformização e do continuum contemporâneo agregação-desagregação. Tendo em vista os objetivos e o arcabouço teórico que constituem o projeto, a bibliografia a ser utilizada é predominantemente da Sociologia Digital.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto