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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorMachado, Sheila Rodrigues
dc.date.accessioned2023-04-24T12:48:01Z
dc.date.available2023-04-24T12:48:01Z
dc.date.issued2005-05-23
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28790
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractHaving in view the transformations required by the LDB/96 managed for a democratic administration, the present work proposes to analyze the Supervisor's function in the school context, establishing its function to the several moments of the Brazilian educational history. The new administration proposal has as base the participation of the school collective, this wins a certain autonomy, requiring an efficient and actualized performance from its professionals. This requests of its managers, especially the Supervisor, a deep reflection about an democratic innovator action of the educational process. In this perspective, the Supervisor is an agent dinamizador, intermediater, integrater and coordinator of the technician-political-pedagogic process in the school administration. The methodology used for the development of the work is of qualitative character, whose research field is the Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa. The research was accomplished through interviews with the directive and educational team of the institution about the function supervisor's acting in the school context. It is, therefore, of a case study, whose description, analysis and interpretation of the investigated reality were gradatively built through the direct observation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectSupervisorpor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectDemocratic administrationeng
dc.subjectSchooleng
dc.titleO papel do supervisor no contexto escolarpor
dc.title.alternativeThe supervisor's function in the school contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoTendo em vista as transformações requeridas pela LDB/96, direcionada para uma gestão democrática, o presente trabalho se propõe a analisar o papel do Supervisor no contexto escolar, relacionando seu desempenho aos diversos momentos da história educacional brasileira. A nova proposta de gestão tem como base a participação do coletivo escolar, esta ganha uma certa autonomia, exigindo de seus profissionais uma atuação eficiente e atualizada. Isto requer de seus gestores, em especial o Supervisor, uma profunda reflexão com vistas a uma ação democrática inovadora do processo educativo. Nesta perspectiva o Supervisor é um agente dinamizador, intermediador, integrador e coordenador do processo técnico-político-pedagógico na gestão escolar. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho é de caráter qualitativo, cujo campo de pesquisa é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com a equipe diretiva e docentes da instituição sobre o desempenho da função supervisora no contexto escolar. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, cuja descrição, análise e interpretação da realidade investigada foram gradativamente construídas através da observação direta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

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