dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Machado, Sheila Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T12:48:01Z | |
dc.date.available | 2023-04-24T12:48:01Z | |
dc.date.issued | 2005-05-23 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28790 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | Having in view the transformations required by the LDB/96 managed
for a democratic administration, the present work proposes to analyze the
Supervisor's function in the school context, establishing its function to the
several moments of the Brazilian educational history. The new
administration proposal has as base the participation of the school
collective, this wins a certain autonomy, requiring an efficient and
actualized performance from its professionals. This requests of its
managers, especially the Supervisor, a deep reflection about an democratic
innovator action of the educational process. In this perspective, the
Supervisor is an agent dinamizador, intermediater, integrater and
coordinator of the technician-political-pedagogic process in the school
administration. The methodology used for the development of the work is
of qualitative character, whose research field is the Escola Municipal de
Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa. The research was accomplished
through interviews with the directive and educational team of the
institution about the function supervisor's acting in the school context. It is,
therefore, of a case study, whose description, analysis and interpretation of
the investigated reality were gradatively built through the direct observation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Supervisor | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Democratic administration | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | O papel do supervisor no contexto escolar | por |
dc.title.alternative | The supervisor's function in the school context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Tendo em vista as transformações requeridas pela LDB/96,
direcionada para uma gestão democrática, o presente trabalho se propõe a
analisar o papel do Supervisor no contexto escolar, relacionando seu
desempenho aos diversos momentos da história educacional brasileira.
A nova proposta de gestão tem como base a participação do coletivo
escolar, esta ganha uma certa autonomia, exigindo de seus profissionais
uma atuação eficiente e atualizada. Isto requer de seus gestores, em
especial o Supervisor, uma profunda reflexão com vistas a uma ação
democrática inovadora do processo educativo. Nesta perspectiva o
Supervisor é um agente dinamizador, intermediador, integrador e
coordenador do processo técnico-político-pedagógico na gestão escolar. A
metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho é de caráter
qualitativo, cujo campo de pesquisa é a Escola Municipal de Ensino
Fundamental Augusto Vitor Costa. A pesquisa foi realizada através de
entrevistas com a equipe diretiva e docentes da instituição sobre o
desempenho da função supervisora no contexto escolar. Trata-se, portanto,
de um estudo de caso, cuja descrição, análise e interpretação da realidade
investigada foram gradativamente construídas através da observação direta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |