Representações de estudantes sobre questões ambientais
Resumo
A Educação Ambiental tem a tarefa de definir valores e motivações que conduzam a
padrões de comportamento de preservação e melhoria do meio ambiente. Nesse sentido,
considero que o maior desafio que está colocado para a Educação Ambiental é dar conta da
compreensão da complexidade homem-natureza. Com o objetivo de mapear
concepções/representações de participantes do ensino formal a respeito dos problemas
ambientais, foram implementadas duas oficinas sobre assuntos relacionados ao meio
ambiente, com uma abordagem contextualizada. Além disso, foram proporcionados
momentos de participação e aprendizado e ao mesmo foi verificado a importância das
oficinas como instrumento pedagógico, visando um diálogo entre os participantes e
relacionando os temas com o contexto sócio-ambiental em que estamos inseridos. Tanto os
acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas quanto os alunos do Ensino Fundamental
apresentaram concepções semelhantes com relação aos problemas ambientais. No entanto,
os primeiros acreditam que eles próprios podem se tornar os “salvadores do planeta”
através de suas pesquisas e crenças no poder da ciência. Em contrapartida, os outros não
se inserem no contexto sócio-ambiental como colaboradores do processo de degradação e
como possíveis atuantes na preservação do meio ambiente. Além disso, não foi mencionado
em nenhuma turma qualquer relação entre os problemas ambientais e sociais. Nesse
sentido, é evidenciada a noção fragmentada e descontextualizada que é passada através
dos currículos e da mídia os quais utilizam uma abordagem naturalista e antropocêntrica do
meio ambiente. Faz-se necessária uma educação ambiental que possibilite a construção de
uma representação de meio ambiente globalizante, a qual possibilita ao aluno adquirir uma
consciência global das questões relativas ao meio, para que então se assumam posições
afinadas com valores referentes a sua proteção e melhoria.
Coleções
- Educação Ambiental [190]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: