Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFim Alberti, Taís
dc.creatorUavniczak, Odirlei Vianei
dc.date.accessioned2023-04-27T12:14:46Z
dc.date.available2023-04-27T12:14:46Z
dc.date.issued2023-02-02
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationUAVNICZAK, O.V. Práticas de gestão consensual de conflitos em Instituições Federais de ensino superior. 2023. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS,2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28847
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS,2023.por
dc.description.abstractConflicts are inherent in human beings relations as well as in democratic states. Federal universities are institutions characterized by pluralism and diversity and they are made up of citizens from different social classes, ethnicities, cultures, values, ideologies and purposes; this democratic environment makes possible the manifestation of different conflicts. Traditionally, Public Administration has managed cases of controversy through punishment, disciplinary and ethical procedures. However, conflict in itself is neither good nor bad; its management that will be decisive for maximizing benefits and minimizing damages. In 2017 a law that defendes rights of users in public services assigned the Ombudsman to carry out mediation and conciliation, in order to solve disputes through self-composition. Thus, this work investigated the adoption of mediation and conciliation practices or other consensual and self-composition for conflict management in Federal Higher Education Institutions. The aim of this paper was to understand how federal universities have been carrying out conflict management in the work and teaching place in order to acquire knowledge that could serve as guidelines for the implementation of policies for consensual conflict resolutions in the university environment, especially as regards mediation procedures. The first specific aim was to identify the focal approach of consensual conflict resolutions and the institutional instance where it was carried out. The second one tried to identify the models of consensual procedures used, that is, how the mediation procedure is organized and structured. For this, through access to information 69 federal universities were researched in all Data were collected and analyzed quantitatively and qualitatively, through multi-case investigation and documentary research. Based in this study and bibliographic research about conflict, were proposed policy guidelines for consensual conflict resolutions in federal universities as well as a possible model for being applied to procedure mediation in ombudsmen based in Non-Violent Communication.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAutocomposiçãopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectConciliaçãopor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectOuvidoriapor
dc.subjectIFESpor
dc.subjectSelf-compositioneng
dc.subjectMediationeng
dc.subjectConciliationeng
dc.subjectConflictseng
dc.subjectPsychologyeng
dc.subjectOmbudsmaneng
dc.subjectFederal Universitieseng
dc.titlePráticas de gestão consensual de conflitos em Instituições Federais de ensino superiorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationPsicologiapor
dc.description.resumoOs conflitos são inerentes às relações humanas e aos regimes democráticos. As universidades federais são instituições caracterizadas pelo pluralismo e diversidade e são integradas por cidadãos de diferentes classes sociais, etnias, culturas, valores, ideologias e propósitos; esse ambiente democrático torna possível a manifestação de diferentes conflitos. Tradicionalmente, a Administração Pública gerenciou as controvérsias através da punição e por meio de processos disciplinares e éticos. Todavia, o conflito em si não é bom nem ruim; o seu gerenciamento é que irá ser determinante para maximizar os benefícios e minimizar os prejuízos. Em 2017, a lei de defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos atribuiu às ouvidorias a realização de mediação e conciliação, para tratar autocompositivamente as controvérsias. Neste contexto, este trabalho pesquisou a adoção de práticas de mediação e conciliação ou outros meios consensuais e autocompositivos para a gestão de conflitos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O objetivo geral era compreender como as IFES vêm realizando a gestão de conflitos no ambiente de trabalho e de ensino, para adquirir conhecimentos que pudessem servir de diretrizes para a implantação de políticas de solução consensual de conflitos no ambiente universitário, especialmente em relação ao procedimento de mediação. Adicionalmente, o primeiro objetivo específico era identificar a abordagem focal da gestão consensual de conflitos e a instância institucional onde era realizada. O segundo objetivo específico buscava identificar os modelos de procedimentos consensuais usados, isto é, como é organizado e estruturado o procedimento da mediação. Para tanto, foram pesquisadas as 69 universidades federais por meio de pedido de acesso à informação. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente, por meio de investigação multicaso e pesquisa documental. A partir desta pesquisa e de uma revisão bibliográfica sobre o conflito, propuseram-se diretrizes para uma política de gestão consensual de conflitos para as IFES e um possível modelo de procedimento de mediação em ouvidorias embasado na Comunicação Não Violenta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto