dc.contributor.advisor | Fim Alberti, Taís | |
dc.creator | Uavniczak, Odirlei Vianei | |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T12:14:46Z | |
dc.date.available | 2023-04-27T12:14:46Z | |
dc.date.issued | 2023-02-02 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | UAVNICZAK, O.V. Práticas de gestão consensual de conflitos em Instituições Federais de ensino superior. 2023. 107 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS,2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28847 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS,2023. | por |
dc.description.abstract | Conflicts are inherent in human beings relations as well as in democratic
states. Federal universities are institutions characterized by pluralism and
diversity and they are made up of citizens from different social classes,
ethnicities, cultures, values, ideologies and purposes; this democratic
environment makes possible the manifestation of different conflicts.
Traditionally, Public Administration has managed cases of controversy through
punishment, disciplinary and ethical procedures. However, conflict in itself is
neither good nor bad; its management that will be decisive for maximizing
benefits and minimizing damages. In 2017 a law that defendes rights of users in
public services assigned the Ombudsman to carry out mediation and
conciliation, in order to solve disputes through self-composition. Thus, this work
investigated the adoption of mediation and conciliation practices or other
consensual and self-composition for conflict management in Federal Higher
Education Institutions. The aim of this paper was to understand how federal
universities have been carrying out conflict management in the work and
teaching place in order to acquire knowledge that could serve as guidelines for
the implementation of policies for consensual conflict resolutions in the
university environment, especially as regards mediation procedures. The first
specific aim was to identify the focal approach of consensual conflict
resolutions and the institutional instance where it was carried out. The second
one tried to identify the models of consensual procedures used, that is, how the
mediation procedure is organized and structured. For this, through access to
information 69 federal universities were researched in all Data were collected
and analyzed quantitatively and qualitatively, through multi-case investigation
and documentary research. Based in this study and bibliographic research
about conflict, were proposed policy guidelines for consensual conflict
resolutions in federal universities as well as a possible model for being applied
to procedure mediation in ombudsmen based in Non-Violent Communication. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autocomposição | por |
dc.subject | Mediação | por |
dc.subject | Conciliação | por |
dc.subject | Conflitos | por |
dc.subject | Psicologia | por |
dc.subject | Ouvidoria | por |
dc.subject | IFES | por |
dc.subject | Self-composition | eng |
dc.subject | Mediation | eng |
dc.subject | Conciliation | eng |
dc.subject | Conflicts | eng |
dc.subject | Psychology | eng |
dc.subject | Ombudsman | eng |
dc.subject | Federal Universities | eng |
dc.title | Práticas de gestão consensual de conflitos em Instituições Federais de ensino superior | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia | por |
dc.description.resumo | Os conflitos são inerentes às relações humanas e aos regimes
democráticos. As universidades federais são instituições caracterizadas pelo
pluralismo e diversidade e são integradas por cidadãos de diferentes classes
sociais, etnias, culturas, valores, ideologias e propósitos; esse ambiente
democrático torna possível a manifestação de diferentes conflitos.
Tradicionalmente, a Administração Pública gerenciou as controvérsias através
da punição e por meio de processos disciplinares e éticos. Todavia, o conflito
em si não é bom nem ruim; o seu gerenciamento é que irá ser determinante
para maximizar os benefícios e minimizar os prejuízos. Em 2017, a lei de
defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos atribuiu às ouvidorias a
realização de mediação e conciliação, para tratar autocompositivamente as
controvérsias. Neste contexto, este trabalho pesquisou a adoção de práticas de
mediação e conciliação ou outros meios consensuais e autocompositivos para
a gestão de conflitos nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). O
objetivo geral era compreender como as IFES vêm realizando a gestão de
conflitos no ambiente de trabalho e de ensino, para adquirir conhecimentos que
pudessem servir de diretrizes para a implantação de políticas de solução
consensual de conflitos no ambiente universitário, especialmente em relação
ao procedimento de mediação. Adicionalmente, o primeiro objetivo específico
era identificar a abordagem focal da gestão consensual de conflitos e a
instância institucional onde era realizada. O segundo objetivo específico
buscava identificar os modelos de procedimentos consensuais usados, isto é,
como é organizado e estruturado o procedimento da mediação. Para tanto,
foram pesquisadas as 69 universidades federais por meio de pedido de acesso
à informação. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente, por
meio de investigação multicaso e pesquisa documental. A partir desta pesquisa
e de uma revisão bibliográfica sobre o conflito, propuseram-se diretrizes para
uma política de gestão consensual de conflitos para as IFES e um possível
modelo de procedimento de mediação em ouvidorias embasado na
Comunicação Não Violenta. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |