dc.creator | Röpke, Leonardo Luís | |
dc.date.accessioned | 2023-04-28T14:57:21Z | |
dc.date.available | 2023-04-28T14:57:21Z | |
dc.date.issued | 2023-03-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/28868 | |
dc.description.abstract | Due to the wide geographical distribution or the existence of extensive road infrastructure,
ensuring that mobile operators provide adequate service along roads can be challenging.
An automated methodology for describing and evaluating mobile network signal coverage
on roads can help government and mobile operators effectively plan actions to improve
network signal coverage. In this work, an automated methodology is proposed to describe
and allow the evaluation of mobile network signal coverage on roads using vehicle tracking
data. The proposed approach aggregates data samples obtained through an online vehicle
tracking system using a spatio-temporal criterion. The resulting output of this aggregation
process is a road map with a gradient color scheme to indicate the signal availability and
reliability of this information. As the traffic is dynamic and the traffic data does not follow
a uniform distribution, the uncertainty measure associated with the map indicates the reliability of the information provided. As a case study, we used a set of private travel data
in southern Brazil collected through a vehicle tracking service. The proposed methodology
makes it possible to analyze the availability of the signal on the roads, within the geographic
area delimited by the data, and allows the use of filters by period or road name, for more
specific analyses. Finally, with the use of the proposed methodology and the available
data, it could be concluded that the availability of the signal on the roads in southern Brazil
is above the minimum established by Draft Law 1721/2019, which establishes the obligation
to offer telephone services mobile and mobile Internet services along federal roads. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Disponibilidade do sinal | por |
dc.subject | Internet das coisas | por |
dc.subject | Mapa de cobertura | por |
dc.subject | Rastreamento de veículos | por |
dc.subject | Coverage map | eng |
dc.subject | Internet of things | eng |
dc.subject | Signal availability | eng |
dc.subject | Vehicle tracking | eng |
dc.title | Metodologia automatizada para descrever a cobertura de sinal móvel em rodovias: estudo de caso considerando incerteza de dados | por |
dc.title.alternative | Methodology to describe the mobile signal coverage on roads: case study considering data uncertainty | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Devido à grande distribuição geográfica ou à existência de ampla infraestrutura rodoviária,
é desafiador garantir que operadoras de dados móveis forneçam um serviço adequado ao
longo das rodovias. Uma metodologia automatizada para descrever e avaliar a cobertura
de sinal de rede móvel em rodovias pode colaborar para que governos e operadoras planejem com eficiência ações para melhorar a qualidade do serviço provido pelas operadoras.
Neste trabalho, é proposta uma metodologia automatizada para descrever e permitir a avaliação da cobertura de sinal de rede móvel em rodovias usando dados de rastreamento de
veículos. A abordagem proposta agrega, usando um critério espaço-temporal, dados obtidos através de um sistema de rastreamento de veículos. A saída resultante deste processo
de agregação é um mapa das rodovias com um esquema de cores gradiente, para indicar
a disponibilidade do sinal e a confiança desta informação. Como o tráfego é dinâmico e os
dados de tráfego não seguem uma distribuição uniforme, a medida de incerteza associada
ao mapa indica a confiança da informação provida. Como estudo de caso, é usado um
conjunto de dados relativos a viagens no estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, coletados através de um serviço privado de rastreamento de veículos. A metodologia proposta
permite analisar a disponibilidade do sinal nas rodovias, dentro da área geográfica delimitada pelos dados, e possibilita o uso de filtros por período ou nome de via, para análises
mais específicas. Por último, com o uso da metodologia proposta e os dados disponíveis
pôde-se concluir que a disponibilidade do sinal das rodovias do RS está acima do mínimo
que estabelece o Projeto de Lei 1721/2019, que estabelece a obrigatoriedade de oferta de
serviços de telefonia móvel e de Internet móvel ao longo de rodovias federais. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pasin, Marcia | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1611789402968312 | por |
dc.contributor.referee1 | Comba, João Luiz Dihl | |
dc.contributor.referee2 | Lima, João Carlos Damasceno | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2397770758160291 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |