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dc.creatorRöpke, Leonardo Luís
dc.date.accessioned2023-04-28T14:57:21Z
dc.date.available2023-04-28T14:57:21Z
dc.date.issued2023-03-24
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28868
dc.description.abstractDue to the wide geographical distribution or the existence of extensive road infrastructure, ensuring that mobile operators provide adequate service along roads can be challenging. An automated methodology for describing and evaluating mobile network signal coverage on roads can help government and mobile operators effectively plan actions to improve network signal coverage. In this work, an automated methodology is proposed to describe and allow the evaluation of mobile network signal coverage on roads using vehicle tracking data. The proposed approach aggregates data samples obtained through an online vehicle tracking system using a spatio-temporal criterion. The resulting output of this aggregation process is a road map with a gradient color scheme to indicate the signal availability and reliability of this information. As the traffic is dynamic and the traffic data does not follow a uniform distribution, the uncertainty measure associated with the map indicates the reliability of the information provided. As a case study, we used a set of private travel data in southern Brazil collected through a vehicle tracking service. The proposed methodology makes it possible to analyze the availability of the signal on the roads, within the geographic area delimited by the data, and allows the use of filters by period or road name, for more specific analyses. Finally, with the use of the proposed methodology and the available data, it could be concluded that the availability of the signal on the roads in southern Brazil is above the minimum established by Draft Law 1721/2019, which establishes the obligation to offer telephone services mobile and mobile Internet services along federal roads.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDisponibilidade do sinalpor
dc.subjectInternet das coisaspor
dc.subjectMapa de coberturapor
dc.subjectRastreamento de veículospor
dc.subjectCoverage mapeng
dc.subjectInternet of thingseng
dc.subjectSignal availabilityeng
dc.subjectVehicle trackingeng
dc.titleMetodologia automatizada para descrever a cobertura de sinal móvel em rodovias: estudo de caso considerando incerteza de dadospor
dc.title.alternativeMethodology to describe the mobile signal coverage on roads: case study considering data uncertaintyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoDevido à grande distribuição geográfica ou à existência de ampla infraestrutura rodoviária, é desafiador garantir que operadoras de dados móveis forneçam um serviço adequado ao longo das rodovias. Uma metodologia automatizada para descrever e avaliar a cobertura de sinal de rede móvel em rodovias pode colaborar para que governos e operadoras planejem com eficiência ações para melhorar a qualidade do serviço provido pelas operadoras. Neste trabalho, é proposta uma metodologia automatizada para descrever e permitir a avaliação da cobertura de sinal de rede móvel em rodovias usando dados de rastreamento de veículos. A abordagem proposta agrega, usando um critério espaço-temporal, dados obtidos através de um sistema de rastreamento de veículos. A saída resultante deste processo de agregação é um mapa das rodovias com um esquema de cores gradiente, para indicar a disponibilidade do sinal e a confiança desta informação. Como o tráfego é dinâmico e os dados de tráfego não seguem uma distribuição uniforme, a medida de incerteza associada ao mapa indica a confiança da informação provida. Como estudo de caso, é usado um conjunto de dados relativos a viagens no estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, coletados através de um serviço privado de rastreamento de veículos. A metodologia proposta permite analisar a disponibilidade do sinal nas rodovias, dentro da área geográfica delimitada pelos dados, e possibilita o uso de filtros por período ou nome de via, para análises mais específicas. Por último, com o uso da metodologia proposta e os dados disponíveis pôde-se concluir que a disponibilidade do sinal das rodovias do RS está acima do mínimo que estabelece o Projeto de Lei 1721/2019, que estabelece a obrigatoriedade de oferta de serviços de telefonia móvel e de Internet móvel ao longo de rodovias federais.por
dc.contributor.advisor1Pasin, Marcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1611789402968312por
dc.contributor.referee1Comba, João Luiz Dihl
dc.contributor.referee2Lima, João Carlos Damasceno
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2397770758160291por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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