Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorPaiva, Maria Nilba dos Santos
dc.date.accessioned2023-05-02T11:24:51Z
dc.date.available2023-05-02T11:24:51Z
dc.date.issued2009-08-07
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28884
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe Brazilian education has undergone several moments throughout the history of the country political and organizational So the history of education has suffered and suffers influences political, philosophical, and sociological. One such moment was the military regime, responsible for regression in our society with regard to popular participation in the institutions of public power. We have the charges, the malpractice of rulers who had not the slightest sensitivity to realize that popular participation would be enhanced. The order was imposed and had to obey without complaining. With the end of military rule and the resumption of democracy, the country can dream of new possibilities for effective change. These changes have been achieved by the 1988 Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of National Education, legal apparatuses that much influence in the opening for popular participation. Accordingly, this research presents the institutionalization of democratic management of public education, guaranteed in the Constitution of 1988. Thus the evolution of education in Brazil should be understood from the reality created by the cultural heritage, economic development and structure of political power. Management appears to overcome the limitations of the concept of Management and is the process of managing the dynamics of the education system as a whole and to coordinate the schools in particular, refined with the guidelines and public education policies and their implementation in line with the projects teaching in schools, commitment to the principles of democracy, characterized by recognition of the importance of popular participation aware of society, thus creating democratic public spaces. The research was based on a qualitative approach, using the literature procedure, presenting thus the interpretation of a fact material in written literature. It also included the process that involves policies and practices of management in the public school Ceará.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.titleGestão democrática: um desafio a ser vivenciado no resgate da comunidade escolarpor
dc.title.alternativeDemocratic management: a challenge to be experienced in the rescue of the school communityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA educação brasileira passou por vários momentos ao longo da história política e organizacional do País. Com isso, a história da educação sofreu e sofre influências políticas, filosóficas, e sociológicas. Um desses momentos foi o regime militar, responsável por retrocesso em nossa sociedade no que diz respeito à participação popular nas instâncias do poder público. Sofremos as imposições, os desmandos de governantes que não tinham a menor sensibilidade para perceber que a participação popular teria que ser valorizada. A ordem era imposta e tínhamos que obedecer sem reclamar. Com o fim do Regime Militar e a retomada à democracia, o País pode sonhar com novas possibilidades efetivas de mudanças. Essas mudanças foram se concretizando através da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aparatos legais que muito influenciaram na abertura para a participação popular. Neste sentido, esta pesquisa problematiza a institucionalização da Gestão Democrática do Ensino Público, assegurada na Constituição Federal de 1988. Assim sendo a evolução da educação no Brasil deve ser compreendida a partir da realidade concreta criada pela herança cultural, evolução econômica e estrutural do poder político. A Gestão aparece como superação das limitações do conceito de Administração e corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino como um todo e de coordenação das escolas em específico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas e suas implementações em consonância com os projetos pedagógicos das escolas, compromissado com os princípios da democracia e caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente das camadas populares da sociedade, construindo assim espaços públicos democráticos. A pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, apresentando, assim, a interpretação de uma realidade materializada em escritos bibliográficos. Está inserida também o processo que envolve políticas e práticas da gestão na escola pública cearense.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto