Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorRodrigues, Vitória Parodes
dc.date.accessioned2023-05-04T12:13:08Z
dc.date.available2023-05-04T12:13:08Z
dc.date.issued2023-01-19
dc.date.submitted2023-01-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/28951
dc.description.abstractThe Nacional Politic of Special Education in the Perspective of anInclusiveEducation (2008), was an important milestone for the performanceof Special Education and the inclusive movement. Since it can guarantee the transversalityofthe special education from preschooler’s/kindergarten education to theacademiceducation. In global context, the inclusive practices have been thought anddiscussed.This search tries to answer the objectives of analysis, verify thepedagogicarticulations from the institution, this process happened on two ways. By interviewsand question writing. Those questions come to answer how happened theprocessofinclusion to students with Intellectual Disability in the Occupational and Technological Education. The data of the interview were recorded with authorizationfromtheparticipants, then were transcribed, and so on indexed in a bank of datainthedigital archive. As subjects of the study there were participating: teachers, technicianineducational topics and coordinator of the project. There were four femaleparticipantsand one male. Al of them are servers on the searched institution. Thetimeofactuation of those professionals in this school, goes from 11 to 35 years. Aslocusofthe search the Occupational and Technological Education, in a public institutiononthe central region of Rio Grande do Sul, Brazil. As analysis of datawasusedcategorical lines, in terms of discuss the objectives of the search. That showstheinclusion is a process, and goes per challenges. Some teachers look resistant todoadaptation, and some others looks for help to do it. The search shows inapositiveway the process of inclusion of students with intellectual disability at thesearchedinstitution, with pedagogic articulations, between Teaching Management, teachersand the Educational Topics Coordination (CAED), counting with the suppeng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/*
dc.subjectEducação Especial. Deficiência Intelectual. EducaçãoProfissional Tecnológica.por
dc.titleArticulações pedagógicas para estudantes com deficiência intelectual na educação profissional e tecnológicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciada em Educação Especial - Noturnopor
dc.description.resumoA Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da EducaçãoInclusiva(2008), foi um marco importante para a atuação da Educação Especial eparaomovimento de inclusão. Uma vez que garante a transversalidade da modalidadedeeducação especial desde a educação infantil até a educação superior. Nocontextomundial, práticas inclusivas vêm sendo pensadas e discutidas. Esta pesquisavisaresponder os objetivos de analisar, verificar, as articulações pedagógicasdainstituição, esse processo aconteceu em duas maneiras. Emforma de entrevistasequestionários. Essas questões vieram responder como aconteceu o processodeinclusão de alunos com Deficiência Intelectual na Educação Profissional eTecnológica. Os dados da entrevista foram gravados, comautorizaçãodosparticipantes, depois foram transcritos, logo anexados em umbanco dedadosnoarquivo digital. Como sujeitos deste estudo estiveram participando: professores,técnica em assuntos educacionais e coordenadora do projeto. Foramquatroparticipantes do sexo feminino e um do sexo masculino. Todos são servidoresdainstituição pesquisada. O tempo de atuação desses profissionais nocolégiotemvariação de 11 a 35 anos. Como lócus de pesquisa a EducaçãoProfissional Tecnológica, em uma instituição pública na região central do Rio GrandedoSul.Como análise de dados foi utilizado eixos categoriais, a fimde discutir osobjetivosda pesquisa. Que mostrou que a inclusão é um processo, e passa por desafios.Alguns professores mostram-se resistentes em realizar adaptações, outrosbuscamauxílio para fazer. A pesquisa mostra de forma positiva o processo deinclusãodealunos com Deficiência Intelectual na instituição pesquisada, comarticulaçõespedagógicas, entre a Direção de Ensino, professores e a CoordenadoriadeAçõesEducacionais (CAED), contando com o apoio do projeto, comatuaçãodebolsistasjunto, desses alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto