Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por área do CNPQ "100300000007"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 380
-
Desenvolvimento de uma aplicação iPhone para o acesso às informações de saúde relativas ao projeto pertmed
(2010-12-07)Este trabalho integra o projeto PERTMED – telemedicina móvel, e tem como objetivo desenvolver um aplicativo que acessa as informaçoes de saúde do paciente, através do dispositivo móvel iPhone. Para acesso às informações ... -
Simulação e animação de fraturas em corpos rígidos
(2010-01-04)Esse trabalho tem por objetivo tratar a animação e simulação dinâmica de fraturas em corpos rígidos, em um ambiente virtual 3D. O ambiente virtual deve ser orientado a dados, para que ferramentas de modelagem 3D possam ser ... -
Desenvolvimento de uma interface multi-toque para uma mesa de simulação tática usando a Engine Unity
(2016-12-12)Interfaces multi-toque trouxeram um novo paradigma para a interação humano-computador, dando ao usuário a sensação de imersão ao ambiente virtual por meio de interações mais próximas ao comportamento humano. O presente ... -
Detectores de defeitos: desafios em redes móveis sem fio
(2008-01-28)Sistemas distribuídos são caracterizados por computação concorrente e descentralizada, realizada sobre dois ou mais computadores ou dispositivos móveis que se comunicam através de uma rede de comunicação. Atualmente as ... -
Aplicação web para disponibilização de software de avaliação fonológica
(2016-12-15)O desvio fonológico é um dos distúrbios de fala mais recorrentes em crianças de até cinco anos, no entanto instrumentos implementados em software para avaliação desse tipo de distúrbio são escassos na literatura nacional. O ... -
Configuração de um ambiente escalável usando Docker Swarm para aplicações de Big Data
(2021-02-10)A proposta deste trabalho foi apresentar um ambiente de nuvem privada, virtualizada a nível de sistema operacional, para provisionar um framework de Big Data. Para isso, foi utilizado o Docker em conjunto com o Docker ... -
Gerador de jogos personalizados com labirintos para introdução à lógica de programação
(2019-07-08)O ensino-aprendizagem de algoritmos e lógica de programação é desafiador tanto para alunos como para professores, de forma que desenvolver pesquisas, tecnologias e estratégias didáticas para apoiar este processo é um ... -
Exploração de alternativas arquiteturais de memória cache em sistemas embarcados baseados em Java
(2004-12-12)Os Sistemas embarcados estão ficando cada vez mais complexos, disponibilizando serviços mais sofisticados como: acesso à Internet, tela colorida, entre outros. Assim, estes dispositivos necessitam de uma capacidade ... -
Uma plataforma web com parsons puzzles para apoio ao aprendizado de programação
(2023-12-21)O aprendizado de programação é uma atividade desafiadora e tem se expandido para áreas além das formações tradicionais em Computação, motivando formas alternativas de desenvolvê-lo. Problemas de Parsons (ou Parsons puzzles) ... -
Serviço de apresentação consciente do dispositivo em um ambiente pervasivo
(2005-12-22)A Computação Pervasiva é uma área nova da computação, que fornece uma visão futura onde a computação estará totalmente integrada ao ambiente, com todos os elementos computacionais (código, dados, rede, usuário, etc) ... -
Automação de interfaces gráficas para modelos de simulação de culturas agrícolas com base em linguagem de programação visual
(2016-07-06)A automação de tarefas é uma forma bastante eficiente pela qual podemos reduzir custos e aumentar a produtividade e qualidade da atividade humana. A computação por si é uma ferramenta para atingir a automação de tarefas, ... -
Automatizando a gerência de infraestruturas de computação em nuvem para ensino de computação distribuída
(2016-07-06)As ferramentas de computação na nuvem têm crescido rapidamente, gerando possibilidades de exploração destas. Mais especificamente, os serviços de IaaS possibilitam a criação de ambientes realistas de desenvolvimento e ... -
Uma ferramenta para casamento de imagens de microscopia de luz polarizada
(2010-01-04)Este trabalho descreve a implementação de um método para casamento de imagens de microscopia de luz polarizada. O casamento é um processo pelo qual as representações existentes para um mesmo objeto são colocadas em ... -
Desenvolvimento e implementação de métodos de correção de iluminação para imagens digitais
(2008-01-29)A correção da iluminação irregular ou vignetting é um dos primeiros passos para o processamento de imagens digitais de microscopia ótica e eletrônica, sendo determinante para a qualidade dos resultados obtidos por métodos ... -
Parametrização da iluminação de uma cena virtual 3D baseado em imagem LDR
(2021-02-10)A popularização dos motores gráficos vêm crescendo a cada ano, permitindo que cada vez mais usuários utilizem cenários virtuais 3D em seus projetos, sem conhecimento aprofundado de computação gráfica. Porém, há um limite ... -
Uso de adaptadores para facilitar a distribuição de game engine em simulação distribuída
(2021-02-11)Os simuladores, assim como os jogos em geral, são construídos com a ajuda de game engines. Estas desempenham um importante papel em prover um conjunto de funcionalidades comuns à todos sistemas de simulação. Porém, ao ... -
Jogo de estratégia multi-jogador para telefones celulares
(2007-03-02)As aplicações para dispositivos móveis evoluíram ao longo do tempo, fazendo com que aumentasse a demanda por aplicativos mais complexos, como jogos multi-jogador. A deficiência de meios de comunicação sofisticados ... -
Previsão de evasão em cursos de ensino superior através de aprendizado de máquina associado à análise de disciplinas aprovadas
(2017-12-14)O problema da evasão escolar no âmbito do ensino superior atingiu valores alarmantes. Segundo estudos de DAVOK; BERNARD (2016), cerca de 50% dos alunos da área de ciências exatas e da terra não concluem seus respectivos ... -
Uma modelagem orientada a objetos para o ambiente AMEM
(2004-03)A engenharia reversa e a reengenharia são técnicas muito eficientes para que se possa oferecer a sistemas legados uma documentação comprovada para problemas comuns. As aplicações dessas técnicas, combinadas à orientação ... -
LE-FOM: desenvolvimento de um software para leitura e edição de arquivos Fom
(2016-12-15)Os desenvolvedores, os quais trabalham com simulação utilizando o padrão High Level Architecture, tendem a ter dificuldades em se tratando de visualização e manipulação do modelo de objeto FOM. Este software tem como ...