Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação por orientadores "Tonini, Andréa"
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
-
Trabalho e ensino colaborativo nas escolas brasileiras: um mapeamento por meio de uma revisão sistemática
(2022-08-19)A literatura especializada no assunto considera que o trabalho e ensino colaborativo poderão contribuir de formas diversas no processo de aprendizagem dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência e/ou necessidades ... -
Transtornos específicos da aprendizagem e o atendimento educacional especializado: uma polêmica na área da educação especial
(2017-12-20)Este trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo de conhecer as percepções dos professores de educação especial em relação aos alunos com transtornos específicos da aprendizagem no contexto do atendimento educacional ... -
Desenho universal para a aprendizagem e a implementação nas escolas brasileiras: um estudo sobre a produção científica
(2023-02-03)O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo teve o objetivo de investigar como o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) está sendo implementado ... -
Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
(2023-12-18)A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), ... -
Dislexia: o entrelaçamento da teoria e a prática pedagógica
(2023-12-18)O presente trabalho tem como objetivo compreender a dislexia e as características mais evidentes deste tipo de transtorno específico da aprendizagem no contexto educacional, bem como analisar as estratégias pedagógicas ... -
AS CONSEQUÊNCIAS DO ENSINO REMOTO PARA OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE ANÁLISE
(2022-02-16)O presente artigo tem como objetivo investigar as consequências do ensino remoto para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental que estão em processo de alfabetização. Esta pesquisa caracteriza-se como uma revisão ... -
As consequências das produções de diagnósticos para o percurso escolar do estudante
(2022-08-19)O presente artigo refere-se a um trabalho de conclusão para o Curso de Educação Especial, licenciatura, da UFSM. O estudo realizado teve o objetivo de investigar as consequências das produções de diagnósticos para o percurso ... -
Percepções dos professores sobre a dislexia: uma aproximação com a literatura especializada
(2019)Este trabalho apresenta um estudo que teve o objetivo conhecer as percepções dos professores da Rede Municipal de Educação que encaminham os alunos com suspeita de dislexia ou com transtorno específico da aprendizagem com ...