Mostrar registro simples

dc.creatorFriedrich, Eduardo Ivan
dc.date.accessioned2023-05-10T19:24:44Z
dc.date.available2023-05-10T19:24:44Z
dc.date.issued2023-01-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29039
dc.description.abstractBeach Tennis is a driving practice where each player handles a racket and controls a ball. In addition, it is practiced on a sand court divided by a net. This modality is relatively new, having appeared in mid-1987 in Italy and its rules emerged from the mixture of some driving practices, such as tennis, beach volleyball, badminton, and racquetball. In Brazil, Beach Tennis arrived in mid-2008 in the state of Rio de Janeiro. Due to the recent results of Brazilian athletes in international competitions and its easy gameplay, as well as the fun that the practice provides - even for those who have never played - and because it is practiced in coastal regions, it quickly expanded and has been conquering fans throughout Brazil. Whenever a new driving practice is present in society, countless needs arise, especially that of understanding in the best possible way how this sport works, both by practitioners and especially by those who teach. In this sense, Motor Praxiology aims to study the Internal Logic of games and sports, that is, to understand how each motor practice works according to its rules and how each player can act in relation to four basic elements: space, other players, materials, and time. The objective of this study is to characterize the Internal Logic of Beach Tennis from the Motor Praxiology. This study is a theoretical and exploratory research. The praxiological analysis was carried out using the concepts of Motor Praxiology with the rules of Beach Tennis. Altogether, 27 subroles were found in an individual game, that is, each player has 27 principles of strategic actions to hit the ball, two at the service moment and 25 at the game moment; and 35 subroles in a doubles game, three of them at the service moment and 32 of those at the game moment. With the study, it was possible to find several relevant information, such as the cooperation and opposition relations of the players during a match, the influence that practices in an open or closed environment have for the game and mainly the roles and subroles that the players can assume within a part, undoubtedly this facilitates the understanding of the operating logic of this driving practice, especially for those who do not know it, but also for those who work directly with it, such as teachers and players, with the main intention of highlighting fundamental elements that must be considered during the teaching and training process of this modality.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBeach tenniseng
dc.subjectPraxiologia motrizpor
dc.subjectLógica internapor
dc.subjectMotor praxiologyeng
dc.subjectInternal logiceng
dc.titleA lógica interna do beach tennis a partir da praxiologia motrizpor
dc.title.alternativeThe internal logic of beach tennis based on motor praxiologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Beach Tennis é uma prática motriz onde cada praticante manuseia uma raquete e controla uma bola. Além disso, é praticada em uma quadra de areia dividida por uma rede. Essa modalidade é relativamente nova, tendo surgido em meados de 1987 na Itália e suas regras surgiram da mistura de algumas práticas motrizes, como o tênis, voleibol de praia, badminton e frescobol. No Brasil, o Beach Tennis chegou em meados de 2008 no estado do Rio de Janeiro. Devido aos recentes resultados dos atletas brasileiros nas competições internacionais e sua fácil jogabilidade, bem como a diversão que a prática proporciona - mesmo para quem nunca jogou - e por ser praticada em regiões litorâneas, rapidamente expandiu-se e vem conquistando adeptos em todo o Brasil. Sempre que uma nova prática motriz se faz presente na sociedade, inúmeras necessidades surgem, em especial a de compreender da melhor forma possível como esse esporte funciona, tanto por parte dos praticantes e em especial por quem ensina. Nesse sentido, a Praxiologia Motriz objetiva estudar a Lógica Interna dos jogos e esportes, ou seja, compreender como cada prática motriz funciona de acordo com as suas regras e como cada jogador pode atuar em relação a quatro elementos básicos: o espaço, demais jogadores, materiais e tempo. O objetivo desse estudo é caracterizar a Lógica Interna do Beach Tennis a partir da Praxiologia Motriz. Esse estudo se constitui de uma pesquisa teórica e com caráter exploratório. A análise praxiológica foi realizada dos conceitos da Praxiologia Motriz com as regras do Beach Tennis. Ao todo foram encontrados 27 subpapeis em um jogo individual, ou seja, cada jogador possui 27 princípios de ações estratégicas de rebater a bola, sendo dois no momento saque e 25 no momento jogo; e 35 subpapeis em um jogo de duplas, sendo três no momento saque e 32 desses, no momento jogo. Com o estudo, foi possível encontrar diversas informações relevantes, como as relações de cooperação e oposição dos jogadores durante uma partida, a influência que a pratica em um ambiente aberto ou fechado tem para o jogo e principalmente os papeis e subpapéis que os jogadores podem assumir dentro de uma partica, sem dúvida isso facilita a compreensão da lógica de funcionamento desta prática motriz, em especial para quem não a conhece, mas também para quem atua diretamente com ela, como professores e jogadores, com o principal intuito de evidenciar elementos fundamentais que devem ser considerados durante o processo de ensino e treinamento desta modalidade.por
dc.contributor.advisor1Ribas, João Francisco Magno
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2539825151216671por
dc.contributor.referee1Laporta, Lorenzo Iop
dc.contributor.referee2Leonardi, Thiago José
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1025792490068269por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação Físicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International