dc.contributor.advisor | Noal Correa, Aruna | |
dc.creator | Morin Pereira, Fabiéle | |
dc.date.accessioned | 2023-05-12T13:39:38Z | |
dc.date.available | 2023-05-12T13:39:38Z | |
dc.date.issued | 2023-01-31 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29067 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.title | O Brincar para crianças e adultas de Educação Infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo compreender a importância do brincar para as crianças pequenas,
na perspectiva de crianças e adultas da Educação Infantil de escola pública do município de
Santa Maria/RS. Orientando-se pelo questionamento central: “Como as crianças e as adultas
percebem a importância do brincar na escola de educação infantil?”. Em especial,
oportunizando-se o aprofundamento de conhecimentos e perspectivas sobre o brincar na escola
de educação infantil e no desenvolvimento das crianças pequenas. Portanto, realizou-se uma
pesquisa qualitativa exploratória, com entrevistas com a professora regente, a coordenadora, a
orientadora educacional e uma turma de pré-escola nível B. As narrativas foram analisadas a
posteriori e entrelaçadas as reflexões sobre o brincar e as referências teóricas, dentre as quais
Brasil (1996; 2009; 2017), Vygotsky (1998), Corsaro (2011), Corsino (2006), entre outros. As
análises das narrativas contribuíram para conhecer as concepções sobre o brincar das crianças
e adultas, seus sentimentos e entender um pouco mais sobre o que se pode fazer para que o
brincar seja mais valorizado na pequena infância. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |