Inteligência corporal-cinestésica e educação física escolar: relações e possibilidades para a identificação do aluno com altas habilidades/superdotação
Visualizar/ Abrir
Data
2020-08-31Autor
Messerschmidt, Danieli Wayss
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo da presente pesquisa foi identificar o que vem sendo produzido na área da Educação
Física acerca dos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) com a prevalência
na Inteligência Corporal-cinestésica. Os sujeitos com AH/SD são considerados público-alvo da
Educação Especial, tendo garantido o direito legal de frequentar a escola comum e receber o
suporte necessário, conforme suas necessidades educacionais. A identificação das AH/SD,
considera que esses sujeitos devem apresentar potencial acima da média, em qualquer umas das
áreas de domínio da aprendizagem, de forma combinada ou isolada, podendo ser na intelectual,
acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes (BRASIL, 2008). A partir disso, considera-se
que esse processo pode ser eminentemente educacional e caracteriza-se pelo conjunto de
características subsidiadas por medidas objetivas, apoiadas em procedimentos subjetivos e
teóricos como a Teoria dos Três Anéis (RENZULLI, 1986), que por sua vez trata da intersecção
das habilidades criativas, envolvimento com a tarefa e capacidade acima da média, interpostas
nas áreas de interesse do aluno. Dessa forma, surgiram algumas inquietações, as quais
perpassam pela importância desse contexto no que tange ao reconhecimento e identificação das
características na área da Inteligência Corporal-cinestésica e as suas relações com a Educação
Física Escolar. Ao analisar os trabalhos científicos encontrados, foi possível constatar a
inexistência de estudos que contemplassem o reconhecimento de sujeitos com AH/SD com
prevalência na Inteligência Corporal-cinestésica. Foram analisados 4 (quatro) trabalhos que
perpassam a área da AH/SD através do processo de reconhecimento das características no
contexto escolar. Neste sentido, salienta-se que existe certa preocupação com o esclarecimento
das características do estudante, sensibilização dos professores e possibilidades de instrumentos
padronizados vinculados à temática das AH/SD e, principalmente a Inteligência Corporalcinestésica para identificação na área da Educação Física escolar
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: