Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Leandra Costa da
dc.creatorMesserschmidt, Danieli Wayss
dc.date.accessioned2023-05-12T14:26:48Z
dc.date.available2023-05-12T14:26:48Z
dc.date.issued2020-08-31
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29069
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2020.por
dc.description.abstractThe objective of the present research was to identify what has been produced in the field of Physical Education about students with high abilities/giftedness (HA/G) with a prevalence in Bodily-Kinesthetic Intelligence. HA/G Subjects are considered a target audience for Special Education, having guaranteed the legal right to attend regular school and receive the necessary support, according to their educational needs. The identification of HA/G considers that these subjects must present above-average potential in any of the areas of learning domain, combined or isolated, which may be intellectual, academic, leadership, psychomotricity and arts (BRASIL, 2008). From that moment on, it is considered that this process can be eminently educational and is characterized by the set of characteristics subsidized by objective measures, supported by subjective and theoretical procedures such as the Theory of the Three Rings (RENZULLI, 1986), which deals with of the intersection of creative skills, task involvement and above-average ability interposed in the student's areas of interest. Thus, some concerns arose, which pervade the importance of this context with regard to the recognition and identification of characteristics in the area of Bodily-Kinesthetic Intelligence and its relations with School Physical Education. When analyzing the scientific works found, it was possible to verify the lack of studies that contemplated the recognition of subjects with HA/G with prevalence in Bodily-Kinesthetic Intelligence. 4 (four) works were analyzed covering the area of HA/G through the process of recognition of the characteristics in the school context. In this sense, it should be noted that there is a certain concern with clarifying the student's characteristics, raising awareness among teachers and possibilities of standardized instruments linked to the theme of HA/G and, mainly, Corporal-Kinesthetic Intelligence for identification in the area of Physical Education at school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectInteligência corporalcinestésicapor
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectBodily-kinesthetic intelligenceeng
dc.subjectIdentificationeng
dc.titleInteligência corporal-cinestésica e educação física escolar: relações e possibilidades para a identificação do aluno com altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternativeBodily-kinesthetic intelligence and physical education at school: relations and possibilities for the identification of student with high abilities/giftednesseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoO objetivo da presente pesquisa foi identificar o que vem sendo produzido na área da Educação Física acerca dos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) com a prevalência na Inteligência Corporal-cinestésica. Os sujeitos com AH/SD são considerados público-alvo da Educação Especial, tendo garantido o direito legal de frequentar a escola comum e receber o suporte necessário, conforme suas necessidades educacionais. A identificação das AH/SD, considera que esses sujeitos devem apresentar potencial acima da média, em qualquer umas das áreas de domínio da aprendizagem, de forma combinada ou isolada, podendo ser na intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes (BRASIL, 2008). A partir disso, considera-se que esse processo pode ser eminentemente educacional e caracteriza-se pelo conjunto de características subsidiadas por medidas objetivas, apoiadas em procedimentos subjetivos e teóricos como a Teoria dos Três Anéis (RENZULLI, 1986), que por sua vez trata da intersecção das habilidades criativas, envolvimento com a tarefa e capacidade acima da média, interpostas nas áreas de interesse do aluno. Dessa forma, surgiram algumas inquietações, as quais perpassam pela importância desse contexto no que tange ao reconhecimento e identificação das características na área da Inteligência Corporal-cinestésica e as suas relações com a Educação Física Escolar. Ao analisar os trabalhos científicos encontrados, foi possível constatar a inexistência de estudos que contemplassem o reconhecimento de sujeitos com AH/SD com prevalência na Inteligência Corporal-cinestésica. Foram analisados 4 (quatro) trabalhos que perpassam a área da AH/SD através do processo de reconhecimento das características no contexto escolar. Neste sentido, salienta-se que existe certa preocupação com o esclarecimento das características do estudante, sensibilização dos professores e possibilidades de instrumentos padronizados vinculados à temática das AH/SD e, principalmente a Inteligência Corporalcinestésica para identificação na área da Educação Física escolarpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto