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dc.contributor.advisorMadruga, Lucia Rejane da Rosa Gama
dc.creatorSilva, Jane Santos da
dc.date.accessioned2023-05-12T15:33:41Z
dc.date.available2023-05-12T15:33:41Z
dc.date.issued2006-12
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29070
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2006.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectSetor públicopor
dc.titleMotivação e criatividade: a percepção dos técnico-administrativos do CCSH/UFSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoConsiderando a importância da motivação e da criatividade, e tendo em vista que ambas são necessárias, para o bom desempenho das pessoas em seus respectivos trabalhos, o presente artigo procura verificar a relação entre a motivação e a criatividade, analisando o grau de influência da motivação na criatividade dos técnico-administrativos do Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de investigar esta temática realizou-se uma pesquisa, em outubro de 2006, junto ao corpo técnico-administrativo do referido Centro de ensino da UFSM, por meio da aplicação de questionários, para estabelecer o que motiva os técnicos administrativos, com base na teoria das necessidades de McClelland, e os níveis de criatividade, com base nos resultados do teste de criatividade proposto por Maria Inês Felippe. Constatou-se, na teoria, que a motivação repercute na criatividade, sendo um dos mecanismos que desencadeiam o processo criativo. No grupo pesquisado, percebeu-se que predomina a necessidade de poder e níveis medianos de criatividade. Dentre os fatores motivacionais, o poder é o que mais motiva, mas a maioria dos técnicos administrativos não possui cargos de chefias ou posições de poder dentro da Instituição o que repercute nos níveis medianos de criatividades apresentados, desta forma constamos na prática a influência da motivação na criatividade. O estudo mostrou também que as mulheres têm mais necessidade de poder do que os homens e ambos têm nível de criatividade mediano. Além disso, ficou evidenciado que os homens têm necessidades de poder e afiliação equilibradas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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