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dc.contributor.advisorde Souza, Taís Guareschi
dc.creatorOliveira, Alessandra Escobar da Silva
dc.date.accessioned2023-05-18T11:03:44Z
dc.date.available2023-05-18T11:03:44Z
dc.date.issued2023-02-03
dc.date.submitted2023-02-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29109
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectPraticas pedagógicaspor
dc.titleAs práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoA alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, pois através do letramento o sujeito é capacitado a usar a escrita para se inserir no mundo social. Alunos com autismo podem apresentar dificuldades significativas em seu processo de alfabetização devido à dificuldade de interação social e à fragilidade no domínio da linguagem. Tendo isso em vista esta pesquisa propôs-se a identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo. Para investigar a temática proposta foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos com foco no processo de alfabetização e na inclusão escolar. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bandin (2011), técnica que possibilita a interpretação após a coleta de dados. A análise foi realizada a partir de duas categorias, a saber, as práticas pedagógicas mais frequentes no processo de alfabetização de alunos com autismo e as dificuldades encontradas pelos educadores no processo de alfabetização de alunos com autismo. Concluiu-se, por meio desta pesquisa, que a criança com autismo pode alfabetizar-se através de metodologias que atentem e contemplem suas necessidades. Outro fator que destaca-se é a defasagem na formação dos docentes para trabalhar com esses sujeitos é bastante preocupante. Constitui-se um desafio substancial, em que a falta de conhecimento acaba por distanciar o professor das práticas inclusivas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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