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dc.contributor.advisorMarostega, Vera Lúcia
dc.creatorSantos, Angela Nediane dos
dc.date.accessioned2023-05-18T12:03:36Z
dc.date.available2023-05-18T12:03:36Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29111
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe present research work approaches the communication theme among the listening family, the deaf child and the school for deaf, and its influence in the development and the learning of the deaf subject. The study has as theoretical base and social-anthological focus of deafness, with some contributions of the Cultural Studies. The work was carried out in the context of the Escola Estadual de Educação Especial Reinaldo Fernando Coser, from Santa Maria, RS, and it reaches listening families of deaf students who study at this school, as well as teachers and sign language instructors. The deaf people who study in a school for the deaf with a social-anthropological character, communication happens through he sign language, the characteristic language of the deaf culture, which is suitable to their necessities, since it happens in the space-visual modality. Most parents of deaf people are listeners, and their language is of another modality, the oral listening. From that, we aim at learning how the communication among the listening family, the deaf child and the school for the deaf influence in the development and in the learning of the deaf subject. The understanding is the one of how this communication happens manifests diversified influences in the development and in the learning of the deaf subject.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscola para surdospor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectSchool for the deafeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleA influência da comunicação família-filho-escola no processo de desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especialpor
dc.description.resumoO presente artigo aborda o tema da comunicação entre família ouvinte, filho surdo e escola para surdos, e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem do sujeito surdo. O estudo tem como base teórica o enfoque Sócio-antropológico da surdez, com algumas contribuições dos Estudos Culturais. A pesquisa realizou-se no contexto da Escola Estadual de Educação Especial Reinaldo Fernando Coser, de Santa Maria, RS, e envolveu famílias ouvintes de alunos surdos que estudam nesta escola, bem como professores e instrutores de língua de sinais. As pessoas surdas que estudam em uma escola para surdos, com caráter sócio-antropológico, se comunicam através da língua de sinais, língua própria da cultura surda, a qual é adequada às suas necessidades, já que se dá na modalidade espaço-visual. A maioria dos pais das pessoas surdas é ouvinte, e sua língua se dá em outra modalidade, a oral-auditiva. A partir disso, buscamos conhecer como a comunicação entre a família ouvinte, o filho surdo e a escola para surdos influencia no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo. Acreditamos que o modo como essa comunicação acontece manifesta influências diversificadas no desenvolvimento e na aprendizagem do sujeito surdo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Especial [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial

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