dc.contributor.advisor | Matté, Volnei Antônio | |
dc.creator | Marques, Marcelo Peixoto | |
dc.date.accessioned | 2017-05-19T13:46:35Z | |
dc.date.available | 2017-05-19T13:46:35Z | |
dc.date.issued | 2010-11-26 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2911 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This paper discusses the relation between Technology and Education, verifying and elucidating the
use of it in the sixth grade curriculum of basic education at some schools in Santa Maria. Through
semi-structured interviews with sixth grade History teachers and bibliographic research, constituted basically by scientific articles and works about the issue, this paper attempted to verify the position
of the those teachers regarding the possibility of using Informational and Communication
Technology resources in educational situations.
It shows that, in Santa Maria, there are a great number of teachers who still don’t use the
computer, the internet and other technologies to manage the teaching-learning process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.title | TICs e sala de aula: uma investigação sobre o uso das tecnologias no ensino de história no contexto da quinta série/sexto ano do ensino fundamental em Santa Maria | por |
dc.title.alternative | TICs and the classroom: an investigation about the use of technologies in history teaching for fifth and sixth grade of elementary school at Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo discute a relação entre Educação e Tecnologias, verificando e elucidando a utilização
das mesmas no currículo da quinta série/sexto ano do ensino fundamental em algumas escolas
do município de Santa Maria. Por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores de
História da quinta série/ sexto ano do Ensino Fundamental e pesquisa bibliográfica, constituída
principalmente de artigos científicos e trabalhos sobre o tema abordado, o referido artigo buscou
verificar o posicionamento de professores de História em relação à possibilidade de situações
educativas com os recursos das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Verifica-se, em
Santa Maria, que existe uma expressiva quantidade de professores que ainda não utilizam o
computador, a internet e outras facilidades tecnológicas para gerir o processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |