Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaróstega, Vera Lúcia
dc.creatorSantos, Oneide da Silva dos
dc.date.accessioned2023-05-24T11:36:11Z
dc.date.available2023-05-24T11:36:11Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29178
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis work presents the result of observing the influence of theater in education and in constructing the identity of a deaf subject in the components of 'Grupo Teatro Surdo' (Deaf Theater Group) formed by students of 'Escola Estadual de Educação Especial Reinaldo Coser' (State School of Special Education Reinaldo Coser) in Santa Maria, Rio Grande do Sul state, Brazil. From the fundaments of Cultural Studies, Deaf studies and Theater in Education, it is analized some relations between deaf people and listeners during the creation and presentation of the theater play 'Construindo a Identidade' (Building the Identity), created by deaf people and directed by an educator without graduation in Special Education and all the situation involved in the process like the communication as an educator/listener and the deaf student with the audience and the student/deaf actor. The information here presented was collected through structured interviews, speeches and spontaneous testimony of deaf people's teachers, members of the deaf community, family members of the teachers, theater professionals related to 'ASPAC' (Santa Maria's Association of Acting Professionals) and those people who watched the group's work. For a better understanding of the questions pointed out in the speeches and testimonies collected, studies were necessary about the History of Theater in education and about the construction of identities and deaf identities. Next, facts and testimonies with comments are shown and, to conclude, detecting possible changes from the experience in the involved areas in the research, that is, the deaf students, their teachers, parents and the audience of this deaf's theater work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectIdentidade surdapor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectDeaf identityeng
dc.subjectTheatereng
dc.titleGrupo teatro surdo: a construção da identidade surda através do trabalho no palcopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especialpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o resultado de observação da influência do Teatro na educação e na construção da identidade do sujeito surdo nos componentes do Grupo Teatro Surdo formado por alunos da Escola Estadual de Educação Especial Reinaldo Coser em Santa Maria – RS, Brasil. A partir dos fundamentos dos Estudos Culturais, Estudos Surdos e Teatro na Educação, analisa-se algumas relações entre surdos e ouvintes durante a criação e apresentação da peça "Construindo a Identidade", criada por surdos e dirigida por um educador sem formação em Educação Especial e todas as situações envolvidas no processo, como a comunicação como educador ouvinte / educando surdo e platéia ouvinte e aluno / ator surdo. As informações aqui apresentadas foram colhidas através de entrevistas estruturadas, e informações, falas e depoimentos espontâneos de educadores de surdos, integrantes da comunidade surda, familiares dos educandos surdos, profissionais de teatro ligados à ASPAC, Associação Santa-Mariense dos Profissionais de Artes Cênicas e pessoas que assistiram o trabalho do Grupo. Para o melhor entendimento das questões evidenciadas nas falas e depoimentos colhidos, foram necessários estudos sobre a história do Teatro na educação e sobre a construção das identidades e as identidades surdas. A seguir, apresenta-se os fatos e depoimentos com seus comentários e finaliza-se detectando algumas possíveis mudanças decorrentes da experiência nos segmentos envolvidos na pesquisa, ou seja, os educandos surdos, os educadores de surdos, pais e espectadores do trabalho teatral do surdo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto