dc.contributor.advisor | Maróstega, Vera Lúcia | |
dc.creator | Santos, Oneide da Silva dos | |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T11:36:11Z | |
dc.date.available | 2023-05-24T11:36:11Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29178 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | This work presents the result of observing the influence of theater in education
and in constructing the identity of a deaf subject in the components of 'Grupo Teatro
Surdo' (Deaf Theater Group) formed by students of 'Escola Estadual de Educação
Especial Reinaldo Coser' (State School of Special Education Reinaldo Coser) in
Santa Maria, Rio Grande do Sul state, Brazil. From the fundaments of Cultural
Studies, Deaf studies and Theater in Education, it is analized some relations between deaf people and listeners during the creation and presentation of the theater play
'Construindo a Identidade' (Building the Identity), created by deaf people and directed
by an educator without graduation in Special Education and all the situation involved
in the process like the communication as an educator/listener and the deaf student
with the audience and the student/deaf actor. The information here presented was
collected through structured interviews, speeches and spontaneous testimony of
deaf people's teachers, members of the deaf community, family members of the
teachers, theater professionals related to 'ASPAC' (Santa Maria's Association of
Acting Professionals) and those people who watched the group's work. For a better
understanding of the questions pointed out in the speeches and testimonies
collected, studies were necessary about the History of Theater in education and
about the construction of identities and deaf identities. Next, facts and testimonies
with comments are shown and, to conclude, detecting possible changes from the
experience in the involved areas in the research, that is, the deaf students, their
teachers, parents and the audience of this deaf's theater work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Surdez | por |
dc.subject | Identidade surda | por |
dc.subject | Teatro | por |
dc.subject | Deafness | eng |
dc.subject | Deaf identity | eng |
dc.subject | Theater | eng |
dc.title | Grupo teatro surdo: a construção da identidade surda através do trabalho no palco | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta o resultado de observação da influência do Teatro na
educação e na construção da identidade do sujeito surdo nos componentes do
Grupo Teatro Surdo formado por alunos da Escola Estadual de Educação Especial
Reinaldo Coser em Santa Maria – RS, Brasil. A partir dos fundamentos dos Estudos
Culturais, Estudos Surdos e Teatro na Educação, analisa-se algumas relações entre
surdos e ouvintes durante a criação e apresentação da peça "Construindo a
Identidade", criada por surdos e dirigida por um educador sem formação em
Educação Especial e todas as situações envolvidas no processo, como a
comunicação como educador ouvinte / educando surdo e platéia ouvinte e aluno /
ator surdo. As informações aqui apresentadas foram colhidas através de entrevistas
estruturadas, e informações, falas e depoimentos espontâneos de educadores de
surdos, integrantes da comunidade surda, familiares dos educandos surdos,
profissionais de teatro ligados à ASPAC, Associação Santa-Mariense dos
Profissionais de Artes Cênicas e pessoas que assistiram o trabalho do Grupo. Para o
melhor entendimento das questões evidenciadas nas falas e depoimentos colhidos,
foram necessários estudos sobre a história do Teatro na educação e sobre a
construção das identidades e as identidades surdas. A seguir, apresenta-se os fatos
e depoimentos com seus comentários e finaliza-se detectando algumas possíveis
mudanças decorrentes da experiência nos segmentos envolvidos na pesquisa, ou
seja, os educandos surdos, os educadores de surdos, pais e espectadores do
trabalho teatral do surdo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |