Recepção cinematográfica: um estudo de caso sobre a audiência popular do cineclube Lanterninha Aurélio Itinerante
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Data
2006-12-07Autor
Silva, Dafne Reis Pedroso da
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O presente artigo tem como objetivo geral analisar como a audiência popular do cineclube santamariense
Lanterninha Aurélio Itinerante se apropria, ou seja, interpreta e usa o gênero
cinematográfico. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. As
técnicas de coleta de dados foram a observação participante e entrevista semi-estrutura. Cinco
exibições foram acompanhadas e oito receptores, de diferentes idades e gênero foram entrevistados.
A revisão bibliográfica baseou-se nos estudos de recepção pertencentes à perspectiva dos estudos
culturais latino-americanos, além da utilização de autores como Stuart Hall para tratar do conceito de
popular e Robert Stam sobre gênero cinematográfico. Concluiu-se que a recepção cinematográfica se
dá em casa, majoritariamente, por meio da televisão. O gosto é construído pela oferta da mídia, ou
seja, filmes de ação, aventura, comédia e terror, principalmente norte-americanos. O interesse pelos
filmes que são exibidos pelos cineclubistas é expresso por uma recepção participativa. Os jovens
utilizam o cinema como motivo de encontro com os amigos e adultos e velhos para descanso e
reflexão. As mediações mais significativas no processo de recepção cinematográfica são as
institucionais: família, trabalho e escola; as massmediáticas: a televisão, o rádio e o cinema; e as
mediações de referência: classe popular e grupo etário.
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