dc.contributor.advisor | Souza, Carlos Eduardo da | |
dc.creator | Lech, Matheus | |
dc.date.accessioned | 2023-05-26T16:00:58Z | |
dc.date.available | 2023-05-26T16:00:58Z | |
dc.date.issued | 2023-05-05 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.citation | LECH, M. Aplicação de conceito morphing em empenagem horizontal de aeronave remotamente pilotada. 2023. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29220 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The present study analyzes the application of the concept of trailing edge morphing to
control the pitch moment of a remotely piloted aircraft, and aims to evaluate and quantify
the deflection generated by a model printed in PLA. Variations in geometry and printing
configurations will be experimented here so that at the end of the tests, there will be a
combination of factors that managed to achieve the desired deflection. Studies related to
morphing wing aim to improve the performance of current aircraft, whether in noise reduction,
fuel economy, pollutant emissions, among others. In this sense, it is proposed a
comparison between a horizontal empennage built in the conventional way, and one that
presents morphing, in order to evaluate the viability of this concept in the application of a
radio controlled aircraft. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Morphing | por |
dc.subject | Empenagem horizontal | por |
dc.subject | Impressão 3D | por |
dc.subject | PLA | por |
dc.subject | Geometria variável | por |
dc.subject | Horizontal empennage | eng |
dc.subject | 3D printing | eng |
dc.subject | Variable geometry | eng |
dc.title | Aplicação de conceito morphing em empenagem horizontal de aeronave remotamente pilotada | por |
dc.title.alternative | Application of morphing concept in horizontal empennage of remotely piloted aircraft | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Aeroespacial | por |
dc.description.resumo | O presente estudo analisa a aplicação de conceito de morphing de bordo de fuga para controle do momento de arfagem de uma aeronave remotamente pilotada, e tem como objetivo avaliar e quantificar a deflexão gerada por um modelo impresso em PLA. Serão aqui testadas variações na geometria e configurações de impressão para que ao término dos testes, tenha-se uma combinação de fatores que permitam atingir a deflexão desejada. Os estudos relacionados ao morphing wing têm como objetivo de melhorar a performance das aeronaves atuais, seja na redução de ruídos, economia de combustível, emissão de poluentes, entre outros. Neste sentido, propõe-se o comparativo entre uma empenagem horizontal construída do modo convencional, e uma que apresenta morphing, a fim de avaliar a viabilidade deste conceito na aplicação de uma aeronave radio controlada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |