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dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo da
dc.creatorLech, Matheus
dc.date.accessioned2023-05-26T16:00:58Z
dc.date.available2023-05-26T16:00:58Z
dc.date.issued2023-05-05
dc.date.submitted2023
dc.identifier.citationLECH, M. Aplicação de conceito morphing em empenagem horizontal de aeronave remotamente pilotada. 2023. 71 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeroespacial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2023.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29220
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia Aeroespacial, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe present study analyzes the application of the concept of trailing edge morphing to control the pitch moment of a remotely piloted aircraft, and aims to evaluate and quantify the deflection generated by a model printed in PLA. Variations in geometry and printing configurations will be experimented here so that at the end of the tests, there will be a combination of factors that managed to achieve the desired deflection. Studies related to morphing wing aim to improve the performance of current aircraft, whether in noise reduction, fuel economy, pollutant emissions, among others. In this sense, it is proposed a comparison between a horizontal empennage built in the conventional way, and one that presents morphing, in order to evaluate the viability of this concept in the application of a radio controlled aircraft.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMorphingpor
dc.subjectEmpenagem horizontalpor
dc.subjectImpressão 3Dpor
dc.subjectPLApor
dc.subjectGeometria variávelpor
dc.subjectHorizontal empennageeng
dc.subject3D printingeng
dc.subjectVariable geometryeng
dc.titleAplicação de conceito morphing em empenagem horizontal de aeronave remotamente pilotadapor
dc.title.alternativeApplication of morphing concept in horizontal empennage of remotely piloted aircrafteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationEngenharia Aeroespacialpor
dc.description.resumoO presente estudo analisa a aplicação de conceito de morphing de bordo de fuga para controle do momento de arfagem de uma aeronave remotamente pilotada, e tem como objetivo avaliar e quantificar a deflexão gerada por um modelo impresso em PLA. Serão aqui testadas variações na geometria e configurações de impressão para que ao término dos testes, tenha-se uma combinação de fatores que permitam atingir a deflexão desejada. Os estudos relacionados ao morphing wing têm como objetivo de melhorar a performance das aeronaves atuais, seja na redução de ruídos, economia de combustível, emissão de poluentes, entre outros. Neste sentido, propõe-se o comparativo entre uma empenagem horizontal construída do modo convencional, e uma que apresenta morphing, a fim de avaliar a viabilidade deste conceito na aplicação de uma aeronave radio controlada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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