dc.creator | Mello, Paulo Luciano de | |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T17:15:31Z | |
dc.date.available | 2023-06-12T17:15:31Z | |
dc.date.issued | 2005-02-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29370 | |
dc.description.abstract | The use of the petroleum as main energy base of the planet, brings with
herself serious consequences. The fractional distillation of the crude petroleum
generates hydrocarbons considered environmental pollutants, and both refine,
storage and distribution possess hold risk of environmental impact. Contaminations
for spills of fuels during the transport contribute significantly to pollution of the
environment, committing the dynamics of the ecosystems and consequently the alive
beings health. The objective of this work was to explore as the knowledge on
relationships soil-water can be used to understand the mechanisms of movement of
fuels (gasoline and diesel) in the soil, tends as practical referential a real situation of
environmental accident, generating subsidies to come to contribute in the appropriate
choice of the several techniques used for remediation of environmental accidents.
After the field study were driven laboratories rehearsals about “hydraulics”
conductivity. The easiness of the gasoline with ethanol additive of interacting with the
aqueous phase demonstrates the increase of her potential as pollutant of the soil,
underground and superficial waters. The use of simplified techniques of evaluation of
the hydraulic conductivity of the water for the Science of the Soil, it can be used to
obtain information about the behavior fluid - dynamic of liquids non - polar in
susceptible to porous means suffer environmental accidents involving spills of fuels. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acidentes ambientais | por |
dc.subject | Contaminação do solo | por |
dc.subject | Combustíveis | por |
dc.subject | Environmental accidents | eng |
dc.subject | Soil pollution | eng |
dc.subject | Fuels | eng |
dc.title | Comportamento de combustíveis no solo | por |
dc.title.alternative | Behaviour of fuels over soil | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O uso do petróleo como principal base energética do planeta, traz consigo
graves conseqüências. A destilação fracionada do petróleo bruto gera
hidrocarbonetos considerados contaminantes ambientais, e ambos os processos de
prospecção, refino, armazenamento e distribuição possuem risco de impacto
ambiental intrínseco. Contaminações por derrames de combustíveis durante o
transporte contribuem significativamente para poluição do meio ambiente,
comprometendo a dinâmica dos ecossistemas e conseqüentemente a saúde dos
seres vivos. O objetivo deste trabalho foi explorar como os conhecimentos sobre
relações solo-água podem ser utilizados para entender os mecanismos de
movimento de combustíveis (gasolina e diesel) no solo, tendo como referencial
prático uma situação real de acidente ambiental, gerando subsídios que venham a
contribuir na escolha adequada das diversas técnicas utilizadas para remediação de
acidentes ambientais. Após o estudo de campo, foram conduzidos ensaios
laboratoriais de condutividade “hidráulica”. A facilidade da gasolina aditivada com
etanol de interagir com a fase aquosa demonstra o aumento do seu potencial como
contaminante do solo, águas subterrâneas e superficiais. O uso de técnicas
simplificadas de avaliação da condutividade hidráulica da água pela Ciência do Solo,
pode ser usada para obter informações sobre o comportamento fluidodinâmico de
líquidos apolares em meios porosos passiveis de sofrerem acidentes ambientais
envolvendo derrame de combustíveis. | por |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Antonio Carlos de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4178002015710729 | por |
dc.contributor.referee1 | Inda Junior, Alberto Vasconcellos | |
dc.contributor.referee2 | Dalmolin, Ricardo Simão Diniz | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4086921630479777 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::CIENCIA DO SOLO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |