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dc.contributor.advisorCastanho, Denise Molon
dc.creatorMoura, Iuri Ianiski de
dc.date.accessioned2017-05-26T12:27:57Z
dc.date.available2017-05-26T12:27:57Z
dc.date.issued2010-07-10
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2937
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractDocuments appraisal is an essential activity in records management, it is an archivistic function that is responsible to identify values to the documents, aiming to establish retention period or disposal term for the documentation, because it would not be possible to keep everything, on the one hand because the difficulties to find a document in a very large mass of documents and, on the other hand, by the lack of physical space availability itself. The Higher Education Institutions are also facing the problems generated by the continuous increase of documents, especially in public institutions. In this way, the present research aimed at investigating the policies related to documents appraisal in public institutions of Higher Education at Florianópolis – SC, as well as to characterize the profile of the professional that are responsible by the archives at the studied institutions and also, to verify the appliance of public archivistic policies. To do so, we carried out a descriptive study with a qualitative approach where, with the appliance of a questionnaire, we collected data from three Higher Education institutions. The data was analyzed, considering a literature review and the Brazilian Archivistic Law regarding the documents appraisal at state and federal levels. The findings highlighted different realities at the three institutions and, from this situation some considerations and recommendations were made.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação de documentospor
dc.subjectArquivísticapor
dc.subjectInstituições de ensino superiorpor
dc.titlePolíticas de avaliação de documentos em instituições públicas de ensino superior de Florianópolis - SCpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoA avaliação de documentos é uma atividade essencial da gestão documental, constituindo-se de uma função arquivística responsável em identificar valores para os documentos, visando estabelecer prazos de guarda ou eliminação para a documentação, já que seria impossível conservar tudo, tanto por problemas para se encontrar um documento numa massa documental, como também pela própria falta de espaço físico. As instituições de ensino também se vêm diante de problemas gerados pelo aumento contínuo de documentos, principalmente as instituições públicas. Desta forma, a pesquisa realizada teve como objetivo investigar as políticas de avaliação de documentos em instituições públicas de ensino superior de Florianópolis – SC, assim como caracterizar os profissionais responsáveis pelos arquivos das instituições envolvidas e verificar a aplicação de políticas públicas arquivísticas. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, onde por meio de questionário, foram coletados os dados em três instituições de ensino. Os dados foram analisados, considerando a revisão de literatura e a legislação brasileira no que diz respeito à avaliação de documentos, no âmbito federal e estadual. O resultado apontou realidade distinta nas três instituições, e a partir disso foram elaboradas algumas considerações e recomendações.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

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