dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Vasconcelos, Marco Antonio Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2023-06-14T12:46:58Z | |
dc.date.available | 2023-06-14T12:46:58Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29411 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This monograph proposes a reflection on public policies for educational funding and
Singapore specifically, we seek to investigate the links between educational
management and educational policies implemented in Fortaleza - CE and the context
of its boundaries, through a research is qualitative, approach to literature and as a
case study. Initially lie some characteristics of the Brazilian educational covering
Colony, Empire and Republic, where he was listed definitions of funding policies, the
perceived need to create a fund to ensure the application of resources.
Subsequently, we discuss the range of impacts on grounds of public funding of
education, in order to meet the provisions of the Constitution Federal/1988. The
exposure of subsidies is key to understanding how to express themselves and
express the difficult "universal" and decentralization of primary education. In the
analysis of public spending on education, we use data produced by the Union and
the Municipality of Fortaleza, it is possible to observe that the cost of education
remained stable between the last decade and the present day, yet at the same time,
the municipal doubled the attendance, exacerbating the differences between the
physical network and the right to a minimum standard of quality education. Thus, at
the municipal level, the practical result of the latest reforms was the gradual reduction
of spending student in elementary school, which thins the discourse and practices of
a design guided by neoliberal ideas and proposes an erosion of the state to the policies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Financiamento educacional | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Policies | eng |
dc.subject | Educational funding | eng |
dc.title | Políticas públicas e gestão educacional: a questão do financiamento da educação | por |
dc.title.alternative | Public policy and management education: the issue of the financing of education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico propõe uma reflexão sobre as políticas públicas de
financiamento educacional brasileiro e de modo específico, busca-se investigar as
relações entre gestão educacional e as políticas educacionais implantadas no
município de Fortaleza – CE e o contexto de suas delimitações, através de uma
pesquisa que tem caráter qualitativo, de abordagem bibliográfica e como estudo de
caso. Inicialmente situam-se algumas características dos períodos educacionais
brasileiros, que abrangem Colônia, Império e República, onde foram elencadas
definições das políticas de financiamento, com a percepção da necessidade de
criação de um fundo para garantir a aplicação dos recursos. Posteriormente, discutese
a escala dos impactos provocados em razão do financiamento público do ensino,
com vistas ao atendimento aos dispositivos da Constituição Federal/1988. A
exposição de subsídios é fundamental para a compreensão de como se expressou e
se expressa, a difícil “universalização” e municipalização do Ensino Fundamental. Na
análise dos gastos públicos em educação, utilizam-se dados produzidos pela União
e pelo Município de Fortaleza, sendo possível a observação de que as despesas
com educação permaneceram praticamente estáveis entre a década passada e os
dias atuais; no entanto, no mesmo período, a rede municipal dobrou o atendimento,
agravando as disparidades existentes entre a rede física e o direito a um padrão
mínimo de qualidade do ensino. Assim, na esfera municipal, o resultado prático das
últimas reformas foi à progressiva diminuição do gasto-aluno no Ensino
Fundamental, o que se afina com o discurso e práticas de uma concepção pautada
pelo ideário neoliberal e que propõe a desresponsabilização do Estado para com as
políticas públicas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |