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dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorVasconcelos, Marco Antonio Rodrigues
dc.date.accessioned2023-06-14T12:46:58Z
dc.date.available2023-06-14T12:46:58Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29411
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis monograph proposes a reflection on public policies for educational funding and Singapore specifically, we seek to investigate the links between educational management and educational policies implemented in Fortaleza - CE and the context of its boundaries, through a research is qualitative, approach to literature and as a case study. Initially lie some characteristics of the Brazilian educational covering Colony, Empire and Republic, where he was listed definitions of funding policies, the perceived need to create a fund to ensure the application of resources. Subsequently, we discuss the range of impacts on grounds of public funding of education, in order to meet the provisions of the Constitution Federal/1988. The exposure of subsidies is key to understanding how to express themselves and express the difficult "universal" and decentralization of primary education. In the analysis of public spending on education, we use data produced by the Union and the Municipality of Fortaleza, it is possible to observe that the cost of education remained stable between the last decade and the present day, yet at the same time, the municipal doubled the attendance, exacerbating the differences between the physical network and the right to a minimum standard of quality education. Thus, at the municipal level, the practical result of the latest reforms was the gradual reduction of spending student in elementary school, which thins the discourse and practices of a design guided by neoliberal ideas and proposes an erosion of the state to the policies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectFinanciamento educacionalpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPolicieseng
dc.subjectEducational fundingeng
dc.titlePolíticas públicas e gestão educacional: a questão do financiamento da educaçãopor
dc.title.alternativePublic policy and management education: the issue of the financing of educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico propõe uma reflexão sobre as políticas públicas de financiamento educacional brasileiro e de modo específico, busca-se investigar as relações entre gestão educacional e as políticas educacionais implantadas no município de Fortaleza – CE e o contexto de suas delimitações, através de uma pesquisa que tem caráter qualitativo, de abordagem bibliográfica e como estudo de caso. Inicialmente situam-se algumas características dos períodos educacionais brasileiros, que abrangem Colônia, Império e República, onde foram elencadas definições das políticas de financiamento, com a percepção da necessidade de criação de um fundo para garantir a aplicação dos recursos. Posteriormente, discutese a escala dos impactos provocados em razão do financiamento público do ensino, com vistas ao atendimento aos dispositivos da Constituição Federal/1988. A exposição de subsídios é fundamental para a compreensão de como se expressou e se expressa, a difícil “universalização” e municipalização do Ensino Fundamental. Na análise dos gastos públicos em educação, utilizam-se dados produzidos pela União e pelo Município de Fortaleza, sendo possível a observação de que as despesas com educação permaneceram praticamente estáveis entre a década passada e os dias atuais; no entanto, no mesmo período, a rede municipal dobrou o atendimento, agravando as disparidades existentes entre a rede física e o direito a um padrão mínimo de qualidade do ensino. Assim, na esfera municipal, o resultado prático das últimas reformas foi à progressiva diminuição do gasto-aluno no Ensino Fundamental, o que se afina com o discurso e práticas de uma concepção pautada pelo ideário neoliberal e que propõe a desresponsabilização do Estado para com as políticas públicas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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