Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorPeres, Adriana Martines
dc.date.accessioned2023-06-14T14:38:06Z
dc.date.available2023-06-14T14:38:06Z
dc.date.issued2009-12-18
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29416
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis paper examines the considerable changes in education due to neoliberal policies, or several proposals were developed and implemented in the public view of the influence of international organizations, leading to the decentralization of the educational system where the management has to be marked on the participation of community within the school. With this, we highlight the profile of the director in the democratic management, taking into account the actual mechanisms of community participation in power sharing. Through a theoretical and practical then the profile of the director, one can see that the management view neoliberal search minimization of public resources by transferring public responsibilities to civil society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEleiçãopor
dc.subjectDirectoreng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectElectioneng
dc.titleO papel do diretor na gestão escolar democráticapor
dc.title.alternativeThe role of the director democratic shool managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho analisa as mudanças significativas que ocorreram na educação devida as políticas neoliberais, ou seja, diversas propostas foram criadas e implementadas na rede pública atendendo as influências dos organismos internacionais, ocasionando a descentralização do sistema educacional onde a Gestão passou a ser pautada na participação da comunidade no interior da escola. Com isso, destaca-se o perfil do diretor na gestão democrática, levando em consideração os mecanismos reais de participação da comunidade na partilha de poder. Através de um estudo teórico e posteriormente prático do perfil do diretor, pode-se constatar que a Gestão na perspectiva neoliberal busca a minimização dos recursos públicos, transferindo as responsabilidades públicas para a sociedade civil organizada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto