Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarin, Elizara Carolina
dc.creatorMinuzzi, Evelize Dorneles
dc.date.accessioned2017-05-26T15:27:02Z
dc.date.available2017-05-26T15:27:02Z
dc.date.issued2010-04-27
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2941
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectProjetos de ensinopor
dc.subjectPesquisa e extensãopor
dc.subjectRacionalidade práticapor
dc.titleA ênfase dada à formação inicial do professor de Educação Física do CEFD/UFSM a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão do período de 2009por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar a ênfase da formação inicial proposta pelos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos e registrados no GAP no ano de 2009 pelo corpo docente do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como investigar quem são os alunos envolvidos em tais projetos. Trata-se de uma pesquisa documental – desenvolvida por meio do levantamento e análise dos projetos com registro (tanto novo quanto em andamento) em 2009 no GAP/CEFD –, e exploratória, realizada por meio do levantamento dos alunos envolvidos em tais projetos. Integraram a análise documental da investigação setenta e oito projetos de ensino, pesquisa e extensão. Através desta foi possível constatar que a grande parte dos projetos está voltada para o enfoque biológico-esportivo e com caráter de extensão, sendo que a maioria dos alunos que participam desses projetos são os acadêmicos da Licenciatura (Versão-2005), que acabam se inserindo em projetos com propostas diferentes aos seus futuros campo de trabalho. O conjunto de projetos propostos no ano de 2009 ao mesmo tempo em que sinalizaram características e habilidades do modelo da racionalidade técnica do conhecimento, as quais estão sendo materializadas na formação inicial dos graduandos de licenciatura, também apresentam possíveis redirecionamentos e caminhos para uma formação inicial vista como uma atividade reflexiva, permanente e criativa, que se pode situar no modelo da racionalidade prática. As reflexões construídas apontam para a extrema importância de refletir sobre as repercussões e as contribuições dadas pelo currículo oculto na conjuntura da formação inicial, já que os projetos de ensino, pesquisa e extensão são modelos de ações concretas que contribuem para o desenvolvimento do perfil dos acadêmico-docentes. Esboçando para isso a premissa de que para existirem cursos de ensino superior voltados à prática pedagógica escolar, a mudança depende de um entendimento e de um encaminhamento coletivo através de espaços de reflexões acerca do trabalho docente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples