dc.creator | Rolim, Danusa Scremin | |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T14:04:09Z | |
dc.date.available | 2023-06-15T14:04:09Z | |
dc.date.issued | 2023-05-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29435 | |
dc.description.abstract | Institutional care for children and adolescents is a measure of temporary and exceptional
removal from the family, applied when other alternatives are exhausted and while the factors
that motivated the removal are reversed. The social educator is the professional who works in
shelter institutions that serve these children and adolescents. In reception, he must be prepared
to deal with the specificities of the young people served and with the demands of the
institutions, as well as to develop his work guided by the legislation that protects the rights of
children and adolescents, the ECA. This master's thesis research aimed to understand what
care is like, the challenges and difficulties that social educators — figures present daily in the
lives of children and adolescents — find in their practice and what is their perception of the
adolescents living in institutional care. To achieve the proposed objectives, a descriptive,
exploratory research was carried out. Data collection took place through a semi-structured
interview that was applied individually to nine social educators in the state of Rio Grande do
Sul-BR. The interviews were carried out in person and through the Google Meet digital
platform, from August to October 2022. The survey results emphasize the importance of
offering adequate emotional, social and educational support to adolescents in foster care,
including positive experiences that guarantee the protection of fundamental rights and meet
their physical, social and emotional needs. Social educators point to violence and involvement
with crime as points that make it difficult to meet the emotional needs of adolescents, making
it necessary to take special care with these young people. Given these data, the importance of
the social educator professionals involved in this care being prepared and trained to act in this
context, so that they can positively impact the reality of these children and adolescents
residing in shelter institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educador social | por |
dc.subject | Acolhimento institucional | por |
dc.subject | Desafios | por |
dc.subject | Social educator | eng |
dc.subject | Institutional reception | eng |
dc.subject | Challenges | eng |
dc.title | Acolhimento institucional de crianças e adolescentes: desafios e práticas dos educadores sociais | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O acolhimento institucional de crianças e adolescentes é uma medida de afastamento da
família temporário e excepcional aplicada quando esgotadas as demais alternativas e enquanto
se revertem os fatores que motivaram o afastamento. O educador social é o profissional que
atua em instituições de acolhimento que atendem essas crianças e adolescentes. No
acolhimento, ele deve estar preparado para lidar com as especificidades dos jovens atendidos
e com as demandas das instituições, bem como desenvolver seu trabalho orientando-se pela
legislação que protege os direitos da criança e do adolescente, o ECA. A presente pesquisa de
dissertação de mestrado teve o objetivo de compreender como é o cuidado, os desafios e as
dificuldades que os educadores sociais — figuras presentes diariamente na vida das crianças e
dos adolescentes — encontram em sua práxis e qual é a sua percepção sobre os adolescentes
que moram no acolhimento institucional. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma
pesquisa descritiva e exploratória. A coleta de dados ocorreu através de uma entrevista
semiestruturada que foi aplicada de forma individual em nove educadores sociais de quatro
cidades de diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul-BR. As entrevistas foram
realizadas presencialmente e através da plataforma digital do Google Meet, no período de
agosto a outubro de 2022. Os resultados da pesquisa enfatizam a importância de oferecer
suporte emocional, social e educacional adequado para os adolescentes em acolhimento,
incluindo experiências positivas que garantam a proteção de direitos fundamentais e supram
suas necessidades físicas, sociais e emocionais. Os educadores sociais apontam a violência e o
envolvimento com o crime como pontos que dificultam o atendimento das necessidades
emocionais dos adolescentes, tornando necessário um cuidado especial com esses jovens.
Diante desses dados, reforça-se a importância de os profissionais educadores sociais
envolvidos nesse cuidado estarem preparados e capacitados para atuar nesse contexto, para
que, assim, possam impactar positivamente na realidade dessas crianças e adolescentes que
residem em instituições de acolhimento. | por |
dc.contributor.advisor1 | Siqueira, Aline Cardoso | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3278922570477238 | por |
dc.contributor.referee1 | Finkler, Lirene | |
dc.contributor.referee2 | Faraj, Suane Pastoriza | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5183667043529270 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Psicologia | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |