dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Borin, Alessiana | |
dc.date.accessioned | 2023-06-15T14:07:35Z | |
dc.date.available | 2023-06-15T14:07:35Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29436 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The present study was to examine the relationship between school management and continued training of teachers in a municipal school of early childhood education, from the notes of a group of three teachers who are part of the team manager of the institution. It was also intended to identify the notions that these teachers have continued in relation to training, as well as the importance attached to the same and the autonomy of the teaching staff for the performance of such a practice. With regard to methodology, characterised as qualitative approach of type case study, whose information was collected through semi-structured interview in reflective mode. We can say that the teachers interviewed were considered of paramount importance to continued training in their professional activity, since it stands tied to improvements in pedagogical practice, although demonstrated overall little autonomy for their action. Also, noticed that the teacher leader of Team Manager aims to provide, in the school routine, continued training spaces, however, these aren't so perceived by other teachers, who continued training takes place through the Exchange, interaction basically in courses, workshops and seminars. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Continuous formation | eng |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.title | A importância atribuida pela gestão escolar à formação continuada de professores: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The importance attached by the school management to continued training of teachers: a case study | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre gestão escolar e formação continuada de professores em uma escola municipal de educação infantil, a partir dos apontamentos de um grupo de três professoras que fazem parte da equipe gestora da instituição. Também foi objetivo identificar as concepções que estas professoras possuem com relação à formação continuada, bem como a importância atribuída à mesma e a autonomia do docente para o desempenho de tal prática. Em relação à metodologia, caracterizou-se como abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, cujas informações foram coletadas por meio de entrevista semi-estruturada na modalidade reflexiva. Pode-se afirmar que as professoras entrevistadas foram unânimes em considerar de suma importância a formação continuada em sua atividade profissional, uma vez que esta se apresenta ligada à melhoria da prática pedagógica, muito embora demonstraram, de modo geral, pouca autonomia para a prática da mesma. Também, percebeu-se que a professora líder da equipe gestora visa propiciar, na rotina escolar, espaços de formação continuada, no entanto, estes não são assim percebidos pelas demais professoras, a quem, a formação continuada se processa pela troca, interação basicamente em cursos, jornadas e seminários. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |