Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCabral, Sara Regina Scotta
dc.creatorWink, Débora Spanamberg
dc.date.accessioned2023-06-20T13:41:30Z
dc.date.available2023-06-20T13:41:30Z
dc.date.issued2019-07-18
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29510
dc.descriptionTrabalho de Conclusão apresentado ao curso de Bacharelado em Letras — Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharela em Letras.por
dc.description.abstractFor Halliday and Matthiessen (2014), the ideational meta-function of language consists in representing human experience through the transitivity system. Representation is a way of symbolizing the world through language, and the literary text is a particular case, because a verbal sign can constitute more than one meaning, so that there are first and second order meanings (HASAN, 1989). Taking these assumptions into consideration, this work had as its object of study the tale “Perdoando Deus”, by Clarice Lispector, and sought to answer the following questions: (i) What representations does the narrator construct for God and for herself ?; (ii) How do these representations relate? To this end, WordSmith Tools 6.0 (SCOTT, 2012) features and manual analysis used to select the clauses that made up the corpus (241 clauses), which were subjected to categorization of processes and participants and interpretation of evidenced representations. Analysis has shown that these representations have changed throughout the text as a result caused by an appearance of a dead rat. It changes the narrator's perception of God and the world, whose representations as an idealization of the narrator are recognized. The same thing happens to her, because from the grotesque vision of the rat she perceives in herself a bad side, which she did not want to come across. In this sense, the essential is not so invisible to the eyes, because according to what they reveal, it is possible to reach the truest conclusions, as happened with the character.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística Sistêmico-Funcional. Representação. Literatura. Clarice Lispector.por
dc.titleO essencial não é tão invisível aos olhos: as representações em “Perdoando Deus”, de Clarice Lispector, sob a ótica da linguística sistêmico-funcionalpor
dc.title.alternativeTHE ESSENTIAL IS NOT SO INVISIBLE TO THE EYES: THE REPRESENTATIONS IN “PERDOANO DEUS” BY CLARICE LISPECTOR, UNDER THE SYSTEMIC-FUNCTIONAL LINGUISTIC OPTICSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras-Português/Literaturas-Bachareladopor
dc.description.resumoPara Halliday e Matthiessen (2014), a metafunção ideacional da linguagem consiste em representar a experiência humana através do sistema de transitividade. A representação é um modo de simbolizar o mundo por meio da linguagem, e o texto literário é um caso particular, porque um signo verbal pode constituir mais de uma significação, de modo que existam significados de primeira e de segunda ordem (HASAN, 1989). Levando esses pressupostos em consideração, este trabalho teve como objeto de estudo o conto “Perdoando Deus”, de Clarice Lispector, e buscou responder às seguintes questões: (i) Que representações a narradora constrói para Deus e para si mesma?; (ii) De que modo essas representações relacionam-se? Para tanto, recursos do WordSmith Tools 6.0 (SCOTT, 2012) e análise manual serviram à seleção das orações que compuseram o corpus (241 orações), que foi submetido à categorização de processos e participantes e à interpretação das representações evidenciadas. A análise demonstrou que estas transformam-se ao longo do texto, consequência do aparecimento de um rato morto. Ele muda a percepção da narradora em relação a Deus e ao mundo, cujas representações são reconhecidas como uma idealizações da narradora. Com ela, acontece o mesmo, pois, a partir da visão grotesca do rato, percebe em si mesma um lado ruim, com o qual não queria se deparar. Nesse sentido, o essencial não é tão invisível aos olhos, porque, segundo o que eles revelam, é possível chegar às conclusões mais verdadeiras, como aconteceu com a personagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples