dc.creator | Becker, Roseclér de Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-06-21T17:51:19Z | |
dc.date.available | 2023-06-21T17:51:19Z | |
dc.date.issued | 2023-05-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29536 | |
dc.description.abstract | Amidst the chaos of the Covid-19 pandemic, where society as a whole was directly affected by
physical distancing measures, schools and education professionals also had to find ways to
continue the teaching process. This research aimed to analyze the perceptions of Mathematics
teachers regarding the use of digital technologies during this pandemic period. The study also
investigated the technological resources utilized by the teachers and their relationship with the
use of these technologies. The research adopted a qualitative approach to address the problem
and a quantitative analysis of the data, employing the Implicative Statistical Analysis tool with
the assistance of CHIC® software. Questionnaires were used as the data collection instrument.
It is understood that the challenges faced and experiences lived by the teachers were essential
in shaping educational proposals, methodological approaches, and emphasizing the importance
of ongoing teacher training. The results indicate a tendency that the use of Digital Technologies,
particularly the GeoGebra software, contributed to the remote teaching of Mathematics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | Professores de matemática | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Análise estatística implicativa | por |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.subject | Mathematics teachers | eng |
dc.subject | Pandemic | eng |
dc.subject | Elementary school | eng |
dc.subject | Implicative statistical analysis | eng |
dc.title | Ensino da matemática na modalidade remota: quais os desafios docentes com o uso das tecnologias digitais? | por |
dc.title.alternative | Mathematics teaching in remote mode: what are the teaching challenges with the use of digital technologies? | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Em meio ao caos da pandemia ocasionado pela Covid-19, onde toda a sociedade foi afetada
diretamente pela distância física, as escolas e os profissionais da educação também tiveram que
criar meios para dar continuidade ao processo de ensinar. Nessa pesquisa, teve-se por objetivo
analisar as percepções dos professores de Matemática sobre o uso das tecnologias digitais
durante o período dessa pandemia. Com a presente pesquisa, também verificou-se quais os
recursos tecnológicos utilizados pelos professores, bem como a relação deles com o uso dessas
tecnologias. A pesquisa realizada foi qualitativa, quanto a abordagem do problema e
quantitativa quanto a análise dos dados, na qual utilizou-se a ferramenta de Análise Estatística
Implicativa, com o auxílio do software CHIC®. Para a coleta de dados foi utilizado como
instrumentos os questionários. Compreende-se que, os desafios enfrentados e as experiências
vivenciadas pelos professores, foram essenciais na construção de propostas educacionais,
caminhos metodológicos e olhar para a importância da formação continuada dos professores.
Os resultados mostram uma tendência que o uso das Tecnologias Digitais, principalmente do
software GeoGebra, contribuiram para o ensino da Matemática na forma remota. | por |
dc.contributor.advisor1 | Mathias, Carmen Vieira | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.contributor.referee1 | Fajardo, Ricardo | |
dc.contributor.referee2 | Dalla Porta, Leonardo | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0112509701698645 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |