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dc.creatorBecker, Roseclér de Souza
dc.date.accessioned2023-06-21T17:51:19Z
dc.date.available2023-06-21T17:51:19Z
dc.date.issued2023-05-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29536
dc.description.abstractAmidst the chaos of the Covid-19 pandemic, where society as a whole was directly affected by physical distancing measures, schools and education professionals also had to find ways to continue the teaching process. This research aimed to analyze the perceptions of Mathematics teachers regarding the use of digital technologies during this pandemic period. The study also investigated the technological resources utilized by the teachers and their relationship with the use of these technologies. The research adopted a qualitative approach to address the problem and a quantitative analysis of the data, employing the Implicative Statistical Analysis tool with the assistance of CHIC® software. Questionnaires were used as the data collection instrument. It is understood that the challenges faced and experiences lived by the teachers were essential in shaping educational proposals, methodological approaches, and emphasizing the importance of ongoing teacher training. The results indicate a tendency that the use of Digital Technologies, particularly the GeoGebra software, contributed to the remote teaching of Mathematics.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectProfessores de matemáticapor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAnálise estatística implicativapor
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectMathematics teacherseng
dc.subjectPandemiceng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectImplicative statistical analysiseng
dc.titleEnsino da matemática na modalidade remota: quais os desafios docentes com o uso das tecnologias digitais?por
dc.title.alternativeMathematics teaching in remote mode: what are the teaching challenges with the use of digital technologies?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm meio ao caos da pandemia ocasionado pela Covid-19, onde toda a sociedade foi afetada diretamente pela distância física, as escolas e os profissionais da educação também tiveram que criar meios para dar continuidade ao processo de ensinar. Nessa pesquisa, teve-se por objetivo analisar as percepções dos professores de Matemática sobre o uso das tecnologias digitais durante o período dessa pandemia. Com a presente pesquisa, também verificou-se quais os recursos tecnológicos utilizados pelos professores, bem como a relação deles com o uso dessas tecnologias. A pesquisa realizada foi qualitativa, quanto a abordagem do problema e quantitativa quanto a análise dos dados, na qual utilizou-se a ferramenta de Análise Estatística Implicativa, com o auxílio do software CHIC®. Para a coleta de dados foi utilizado como instrumentos os questionários. Compreende-se que, os desafios enfrentados e as experiências vivenciadas pelos professores, foram essenciais na construção de propostas educacionais, caminhos metodológicos e olhar para a importância da formação continuada dos professores. Os resultados mostram uma tendência que o uso das Tecnologias Digitais, principalmente do software GeoGebra, contribuiram para o ensino da Matemática na forma remota.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.referee2Dalla Porta, Leonardo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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