Modalidades didáticas utilizadas por licenciandos do curso de ciências biológicas no estágio curricular e no programa residência pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Unipampa: um estudo documental
Visualizar/ Abrir
Data
2023-04-25Primeiro membro da banca
Mano, Amanda De Mattos Pereira
Segundo membro da banca
Mello, Elena Maria Billig
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação investiga a formação inicial de professores de Ciências e Biologia no que diz
respeito aos estágios supervisionados e ao Programa Residência Pedagógica (PRP)
desenvolvidos no curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Federal do
Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel. Em vista disso, seu objetivo geral consiste em
compreender quais são os modelos pedagógicos e epistemológicos que perpassam na
formação de licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na docência por
meio do Estágio Curricular Supervisionado e do Programa Residência Pedagógica. Esta
pesquisa classifica-se como qualitativa, a fim de compreender em profundidade os grupos
estudados; exploratória, a fim de aproximar-se do problema, compreendê-lo e construir
hipóteses, sendo essa fase contemplada pela pesquisa bibliográfica, no que tange os
procedimentos técnicos; por fim, caracteriza-se como pesquisa explicativa, pois busca
identificar os fatores que determinam ou colaboram para a ocorrência de fenômenos,
compreendida por uma pesquisa documental. Os documentos analisados consistiram nos
relatórios gerados pelos sujeitos em cada um dos espaços-tempos de formação, sendo
submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram a similaridade na escolha de
modalidades didáticas pelos licenciandos, ainda que ocupem diferentes espaços-tempos de
formação. A pedagogia diretiva permeia a prática pedagógica dos estudantes, porém não a
predomina. Nota-se similaridade no que diz respeito às modalidades didáticas que emergem
dentro dos grupos, o que sugere uma formação inicial singular a eles; entretanto, é válido
ressaltar que a experiência prática dentro dos grupos poderá ser diferente, a depender das
influências recebidas no processo formativo.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: