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dc.creatorGonçalves, Ana Caroline Machado
dc.date.accessioned2023-06-26T14:35:38Z
dc.date.available2023-06-26T14:35:38Z
dc.date.issued2023-04-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29555
dc.description.abstractThis dissertation investigates the initial training of Sciences and Biology teachers concerning the supervised practices and the Pedagogical Residence Program (PRP) developed in the Biological Sciences Course-Bachelor degree from the Federal University of the Pampa - UNIPAMPA, São Gabriel Campus. Therefore, its general purpose consists in understanding which are the pedagogical and epistemological models that run through in the training of undergraduate students in the Bachelor degree Course of Biological Sciences, in the teaching through Curricular Supervised Practice and the Pedagogical Residence Program. This research is rated as qualitative, in order to deeply understand the groups studied; exploratory, in order to approach the problem, understand it and build hypothesis, and here this phase is completed through the bibliographic research, in terms of technical procedures; and, finally, it is characterized as explanatory research, as it seeks to identify the factors that determine or collaborate for the occurrence of phenomena, comprised by a document research. The documents analyzed consisted of reports from the subjects in each of the training periods, being admitted to Content Analysis. The results show similarity in the choice of teaching modes by the undergraduate students, even though they may have had different training time and spaces. Directive education permeates the pedagogical practice of the students although it is not necessarily predominant. Similarity can be noticed concerning the teaching modes that arise from the groups, which suggests a unique basic training to them. However, it is worth highlighting that the practical experience within the groups may be different, depending on the influences they had along the training process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectEspaços-tempos de formaçãopor
dc.subjectModalidades didáticaspor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectEnsino de Biologiapor
dc.subjectTeachers’ basic trainingeng
dc.subjectTeaching time and spaceseng
dc.subjectTeaching modeseng
dc.subjectSciences educationeng
dc.subjectBiology educationeng
dc.titleModalidades didáticas utilizadas por licenciandos do curso de ciências biológicas no estágio curricular e no programa residência pedagógica na Universidade Federal do Pampa – Unipampa: um estudo documentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a formação inicial de professores de Ciências e Biologia no que diz respeito aos estágios supervisionados e ao Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvidos no curso de Ciências Biológicas-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus São Gabriel. Em vista disso, seu objetivo geral consiste em compreender quais são os modelos pedagógicos e epistemológicos que perpassam na formação de licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, na docência por meio do Estágio Curricular Supervisionado e do Programa Residência Pedagógica. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, a fim de compreender em profundidade os grupos estudados; exploratória, a fim de aproximar-se do problema, compreendê-lo e construir hipóteses, sendo essa fase contemplada pela pesquisa bibliográfica, no que tange os procedimentos técnicos; por fim, caracteriza-se como pesquisa explicativa, pois busca identificar os fatores que determinam ou colaboram para a ocorrência de fenômenos, compreendida por uma pesquisa documental. Os documentos analisados consistiram nos relatórios gerados pelos sujeitos em cada um dos espaços-tempos de formação, sendo submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram a similaridade na escolha de modalidades didáticas pelos licenciandos, ainda que ocupem diferentes espaços-tempos de formação. A pedagogia diretiva permeia a prática pedagógica dos estudantes, porém não a predomina. Nota-se similaridade no que diz respeito às modalidades didáticas que emergem dentro dos grupos, o que sugere uma formação inicial singular a eles; entretanto, é válido ressaltar que a experiência prática dentro dos grupos poderá ser diferente, a depender das influências recebidas no processo formativo.por
dc.contributor.advisor1Marinho, Julio Cesar Bresolin
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724745358129837por
dc.contributor.referee1Mano, Amanda De Mattos Pereira
dc.contributor.referee2Mello, Elena Maria Billig
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4395528719915536por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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