Autonomia e gestão democrática: caminhos para a valorização da escola pública
Resumen
A presente pesquisa pretende abordar sobre o tema “Autonomia e Gestão Democrática: caminhos para a valorização da escola pública” por se entender que é de grande relevância para educadores e toda sociedade, buscando responder aos seguintes questionamentos: Qual o papel do Projeto Político Pedagógico na construção da autonomia e na prática de gestão democrática escolar segundo pais, alunos, professores e gestores? A partir desses questionamentos aspirou-se como objetivo geral conhecer o que pensa a comunidade escolar sobre autonomia e gestão democrática e valorização da educação. Especificamente, também buscou conhecer a influência do Projeto Político Pedagógico no processo de construção da autonomia e gestão democrática, assim como analisar como se dá a participação dos atores envolvidos na construção da valorização do trabalho educacional. Além disso, propôs-se ainda identificar quais as práticas de gestão democrática são efetivadas no ambiente escolar. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa de campo através do estudo de caso do Colégio Militar de Palmas, onde foram aplicados questionários a fim de coletar dados que possibilitem elucidar os problemas levantados. Espera-se que este estudo seja relevante para toda sociedade.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]