Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorMendes, Ana Claudia Souza
dc.date.accessioned2017-05-29T13:18:55Z
dc.date.available2017-05-29T13:18:55Z
dc.date.issued2011-12-20
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2957
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present study aimed to propose a strategy for the environmental education to Rolante river stressing its importance as an hydric resource to the present and also to the future time with the fifth grade middle school students from Pastor Ivo Souza Adventist School, located at Rolante city-RS, to investigate the changes suffered by Rolante river during the last 20 years, verify the ribeirinha population relationship with the Rolante river as well as identify the environmental education actions to the ribei-rinha community. The methodology of the study consisted in three steps. In the first proceeded the analysis of the programmatic content of the science subject school as the National Curricular Parameters according to the water content on the Earth Planet, Water and Life, Water’s pollution and the aquatic environments’ con-servation. In the second step occurred the educational outputs to the Rolante riv-er margin to observe the changes suffered by the river in the last recent years by an-thopogenic actions. In the third stage the students knew the city’s history related to the Rolante river since the beginning of the colonization until the present time through library researches and lectures. The investigation took place from question-naires, with the ribeirinha community to the adjacent areas of school, interviewing the area residents and reporting the most striking facts connected to the river. In the last step, we promoted a Cultural Gallery, with the exhibition of materials which was pre-senting alternatives and actions to the Rolante river recovery with the participation of the river ribeirinha and the school communities. According to the data the fifth grade students realized the historical process of the river, the lifestyle and the different ways of its uses along the twenty years. Recognizing the environmental impacts observed by its current stage of conservation until to the present moment. This educational activity has contributed to the ethical attitudes formation and condi-tions so that the learner may act with greater sensitivity with the nature and in their attitudes towards the environmental problems for which stu-dents will become conscious citizens and adopt beneficial postures, thus ensur-ing the survival of the living beings and a better and dignified life quality to the cur-rent and future generations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRio Rolantepor
dc.subjectAmbientes aquáticospor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectPopulação ribeirinhapor
dc.subjectAção ambientalpor
dc.titleO futuro provável e o ideal para o Rio Rolantepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO Presente trabalho teve por objetivo geral propor uma estratégia de educação am-biental para o Rio Rolante ressaltando a sua importância como recurso hídrico para o presente e também para o futuro com os alunos da 5ª série da Escola Adventista de Ensino Fundamental Pastor Ivo Souza, no município de Rolante-RS a fim de in-vestigar as alterações sofridas pelo Rio Rolante nos últimos 20 anos, verificar o rela-cionamento da população ribeirinha com o Rio Rolante bem como identificar ações de educação ambiental para a comunidade ribeirinha. A metodologia do trabalho consistiu de três etapas. Na primeira procedeu-se à análise do conteúdo programáti-co da disciplina de ciências conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais de a-cordo com os conteúdos sobre água no Planeta Terra, água e a Vida, Poluição da água e a conservação dos ambientes aquáticos. Na segunda etapa ocorreram as saídas pedagógicas às margens do Rio Rolante para observação da alteração sofri-da pelo rio nos últimos anos por ações antrópicas. Na terceira etapa os alunos co-nhecerem a história do município relacionado com o Rio Rolante desde o inicio da colonização até os tempos atuais por pesquisas bibliográficas e palestras. A investi-gação ocorreu a partir de questionários, com a comunidade ribeirinha às áreas adja-centes a escola, entrevistando os moradores e relatando os fatos mais marcantes relacionados com o rio. Na última etapa, promovemos um Corredor Cultural, com exposição de materiais que apresentavam alternativas e ações para recuperação do Rio Rolante com a participação da comunidade ribeirinha e a comunidade escolar. Segundo os dados coletados, os alunos da 5ª série perceberam o processo histórico do rio, o estilo de vida e as diferentes formas de utilização ao longo dos 20 anos. Reconhecendo os impactos ambientais observados pelo seu atual estagio de con-servação até o presente momento. Esta ação educativa, contribuiu para a formação de atitudes éticas e condições para que o educando possa agir com mais sensibili-dade junta a natureza e nas atitudes frente aos problemas ambientais que servirá para que os educandos tornem-se cidadãos conscientes e adotem posturas benéfi-cas, garantindo assim a sobrevivência dos seres vivos e uma qualidade de vida me-lhor e mais digna para a atual e para as futuras gerações.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples