dc.contributor.advisor | Soares, Simone Mendonça | |
dc.creator | Pezzi, Valentina | |
dc.date.accessioned | 2023-07-03T13:55:45Z | |
dc.date.available | 2023-07-03T13:55:45Z | |
dc.date.issued | 2021-02-11 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29605 | |
dc.description | Artigo de Conclusão de Curso
apresentado ao curso de Bacharelado em
Letras Português e Literaturas da
Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM), como requisito parcial para
obtenção do grau de Bacharel em Letras
Português. | por |
dc.description.abstract | The present paper aims to check elements which allow us to realize familiar and academic literate
experiences of the research subject between the technical high school accomplished in a federal school
in the south of the country and the admission in the higher education of the same institution.
Furthermore, it seeks to reflect about how these school literate experiences inside the academic
environment were significant in the construction of the student’s academic identity in the first semesters
of admission in the higher education. The data integrating the analysis come from 4 semi-structured
interviews realized, in majority, remotely through the Skype platform, between June 2019 and December
2020. From the data analysis, it was found that the identity negotiations the student stablishes during the
first semesters of higher education depart from a larger route which is both the result of the familiar
cultural model, which is a dominant cultural mode, and of their literate practices in the federal school,
during technical high school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Letramento Acadêmico. Identidade Acadêmica. Modelos Culturais. Ensino Médio Técnico. Experiências Letradas. | por |
dc.title | Letramento acadêmico e construção identitária: um estudo de caso sobre as experiências letradas entre o Ensino Médio Federal e os primeiros semestres de Ensino Superior | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Letras-Português/Literaturas-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo averiguar elementos que nos permitam perceber experiências
letradas familiares e acadêmicas do sujeito de pesquisa entre o Ensino Médio técnico realizado em uma
escola federal do sul do país e o ingresso no ensino superior da mesma instituição. Além disso, buscase refletir sobre de que modo essas experiências letradas escolares dentro do ambiente acadêmico foram
significativas na construção da identidade acadêmica da aluna nos primeiros semestres de ingresso no
ensino superior. Os dados que integram a análise advêm de 4 entrevistas semiestruturadas realizadas,
majoritariamente, de forma remota através da plataforma Skype, entre junho de 2019 e dezembro de
2020. A partir da análise dos dados constatou-se que as negociações identitárias que a aluna estabelece
durante os primeiros semestres de ensino superior partem de um percurso maior que é tanto fruto do
modelo cultural familiar, que é um modelo cultural dominante, quanto de suas práticas letradas na escola
federal, durante o ensino médio técnico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |