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dc.contributor.advisorSoares, Simone Mendonça
dc.creatorPezzi, Valentina
dc.date.accessioned2023-07-03T13:55:45Z
dc.date.available2023-07-03T13:55:45Z
dc.date.issued2021-02-11
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29605
dc.descriptionArtigo de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Bacharelado em Letras Português e Literaturas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Letras Português.por
dc.description.abstractThe present paper aims to check elements which allow us to realize familiar and academic literate experiences of the research subject between the technical high school accomplished in a federal school in the south of the country and the admission in the higher education of the same institution. Furthermore, it seeks to reflect about how these school literate experiences inside the academic environment were significant in the construction of the student’s academic identity in the first semesters of admission in the higher education. The data integrating the analysis come from 4 semi-structured interviews realized, in majority, remotely through the Skype platform, between June 2019 and December 2020. From the data analysis, it was found that the identity negotiations the student stablishes during the first semesters of higher education depart from a larger route which is both the result of the familiar cultural model, which is a dominant cultural mode, and of their literate practices in the federal school, during technical high school.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento Acadêmico. Identidade Acadêmica. Modelos Culturais. Ensino Médio Técnico. Experiências Letradas.por
dc.titleLetramento acadêmico e construção identitária: um estudo de caso sobre as experiências letradas entre o Ensino Médio Federal e os primeiros semestres de Ensino Superiorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLetras-Português/Literaturas-Bachareladopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo averiguar elementos que nos permitam perceber experiências letradas familiares e acadêmicas do sujeito de pesquisa entre o Ensino Médio técnico realizado em uma escola federal do sul do país e o ingresso no ensino superior da mesma instituição. Além disso, buscase refletir sobre de que modo essas experiências letradas escolares dentro do ambiente acadêmico foram significativas na construção da identidade acadêmica da aluna nos primeiros semestres de ingresso no ensino superior. Os dados que integram a análise advêm de 4 entrevistas semiestruturadas realizadas, majoritariamente, de forma remota através da plataforma Skype, entre junho de 2019 e dezembro de 2020. A partir da análise dos dados constatou-se que as negociações identitárias que a aluna estabelece durante os primeiros semestres de ensino superior partem de um percurso maior que é tanto fruto do modelo cultural familiar, que é um modelo cultural dominante, quanto de suas práticas letradas na escola federal, durante o ensino médio técnico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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