Gestão participativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta no ano de 2012
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Data
2013-01-05Autor
Machado, Vlairton Luis da Costa
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Considerando que a escola é o campo específico de atuação profissional e política do professor, à qual cabem as tarefas de assegurar aos alunos um sólido domínio de conhecimento e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, além de representar uma significativa contribuição para a formação de cidadãos ativos, criativos e críticos, capazes de participar nas lutas pela transformação social, torna-se necessário e pertinente analisar a participação da comunidade escolar na gestão da escola. O trabalho foi desenvolvido, no ano de 2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Floresta no Município de Ibirubá – RS, tendo como tema a Gestão Participativa no cotidiano escolar, envolvendo pais de alunos, professores, equipe Diretiva, funcionários e alunos. O trabalho foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográficas e questionários que evidenciaram dados relevantes para a pesquisa. Para atingir os objetivos, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, viabilizando assim a análise dos dados. A partir dos quais, pode-se concluir que Os pais e alunos desconhecem o que seja a gestão participativa, os professores e equipe diretiva tem participação ativa buscando integrar a comunidade com a escola.